Aditivos alimentares

São considerados aditivos as substâncias que se adicionam aos alimentos para a sua produção ou conservação. Podem ser substâncias naturais ou artificiais e os objectivos da sua associação ao alimento podem ser muito diversos, já que algumas são indispensáveis para manter certos alimentos em boas condições e outras servem apenas para os tornar mais apetitosos.

São considerados aditivos as substâncias que se adicionam aos alimentos para a sua produção ou conservação. Podem ser substâncias naturais ou artificiais e os objectivos da sua associação ao alimento podem ser muito diversos, já que algumas são indispensáveis para manter certos alimentos em boas condições e outras servem apenas para os tornar mais apetitosos. Assim, considera-se aditivo toda a substância, natural ou sintética, que normalmente não é consumida como alimento nem é utilizada como ingrediente típico de um determinado alimento e que, por motivos técnicos, seja intencionalmente adicionada ao produto alimentar durante a sua produção, elaboração ou envasilhamento, passando a fazer parte do mesmo, alterando as suas características, permitindo a sua conservação e melhorando a sua adaptação ao uso a que está destinado.

De qualquer forma, excluem-se deste conceito as substâncias contaminantes que não são intencionalmente adicionadas ao alimento e também as que são associadas ao produto com o intuito de enriquecer as suas propriedades nutricionais.

Na verdade, o uso de aditivos alimentares é muito antigo. A necessidade de conservar certos alimentos para poderem ser consumidos algum tempo após a sua obtenção é algo que sempre preocupou a Humanidade, sendo utilizados para esse fim, produtos como o sal, sucos de plantas, algas, ervas aromáticas e um número interminável de várias substâncias. Existem, inclusive, referências sobre a sua utilização como, por exemplo, dos egípcios na Antiguidade, acerca de substâncias adicionadas aos alimentos apenas com o intuito de os colorir ou de os tornar mais atraentes. Hoje em dia, existem inúmeros tipos de aditivos e o seu uso está muito difundido. No entanto, nem todos concordam com a sua utilização, pois há quem defenda o consumo de alimentos "naturais", sem qualquer tipo de aditivo. Neste momento, isso seria apenas possível para uma pequena parte da população mundial, nomeadamente para as comunidades capazes de se auto-abastecerem por completo, pois os alimentos estão muito mal distribuídos pelo planeta e, de modo a possibilitar à população uma dieta rica e equilibrada, deveriam passar diariamente milhões de toneladas de umas regiões para outras - assim, apenas o uso de aditivos permite que muitos alimentos possam ser armazenados e transportados sem que se percam ou se decomponham as suas propriedades nutritivas.
Para saber mais consulte o seu Nutricionista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
NUTRICIONISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade