Firmar os seios

Os seios começam a recuperar progressivamente a sua forma e firmeza prévias à gravidez, a partir do momento em que o ciclo hormonal se reinicia e as alterações típicas do pós-parto se começam a manifestar, ao fim de algumas semanas após o nascimento, caso não se opte pela amamentação ou alguns meses depois em caso contrário.

Os seios começam a recuperar progressivamente a sua forma e firmeza prévias à gravidez, a partir do momento em que o ciclo hormonal se reinicia e as alterações típicas do pós-parto se começam a manifestar, ao fim de algumas semanas após o nascimento, caso não se opte pela amamentação ou alguns meses depois em caso contrário. Todavia, ao contrário do que a maioria das mulheres desejaria, os seios não costumam recuperar espontaneamente os atributos que tinham antes da gravidez, não sendo frequente que o façam de forma completa. Embora este processo possa ser acelerado e favorecido, se se seguirem algumas recomendações práticas, antes de se proceder à realização dos seguintes conselhos, deve-se consultar o médico, pois podem existir contra-indicações específicas que é preciso ter em conta, sobretudo quando se evidenciam os típicos problemas do puerpério e da amamentação, como as fendas nos mamilos e a mastite puerperal.

Uma das recomendações consiste em submeter os seios a um jacto de água fria após o duche diário. Uma outra medida extremamente útil é a utilização de soutiens firmes, que nunca devem ser demasiado justos, de modo a não provocarem fricções. Deve-se igualmente proceder à aplicação diária de cremes e pomadas nutritivas que, embora possam ser vendidas sem receita médica nas farmácias, devem ser prescritas pelo médico.

De qualquer forma, convém que a mulher realize alguns exercícios físicos muito simples, que podem ser efectuados juntamente com os habitualmente recomendados para o puerpério.
Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade