Puerpério

O puerpério corresponde ao período de restabelecimento da mãe após o parto

Esta etapa igualmente designada pós-parto, inicia-se após o nascimento do bebé e acaba quando o organismo da mãe começa a regressar à normalidade existente antes da gravidez. Como esta recuperação costuma durar seis semanas, ou seja, cerca de quarenta dias, o puerpério é igualmente denominado "quarentena".

Este período caracteriza-se pela ocorrência de inúmeras alterações ao longo de todo o organismo da mãe, mais notórias no aparelho genital, como a cicatrização das lesões da zona eventualmente produzidas durante o parto, a gradual recuperação do volume anterior do útero e o restabelecimento do ciclo menstrual. Para além disso, é ao longo do puerpério que as alterações sofridas pelas glândulas mamárias desde o início da gravidez chegam ao fim, de modo a ficarem aptas a desempenharem a sua função principal, ou seja, a amamentação.

Apesar de, outrora, o risco de complicações potencialmente graves e a mortalidade durante esta etapa específica da vida, sobretudo nos primeiros dias do pós-parto, fosse muito elevado, hoje em dia, esse risco diminuiu, felizmente, de forma significativa devido ao facto de a maioria das mulheres permanecerem, durante os dias seguintes ao parto, hospitalizadas na maternidade, beneficiando de uma vigilância quase permanente.

Para além disso, a permanência no hospital tem uma outra vantagem muito importante, pois constitui o meio ideal para que a mulher se informe sobre o comportamento a adoptar quando regressar a casa. Desta forma, a mãe pode ser elucidada sobre questões como o tipo de repouso que deve efectuar, como interpretar as alterações que se irão produzir no seu organismo, quais os sinais e sintomas que poderão indicar o desenvolvimento de uma complicação, em que consiste a vigilância médica do puerpério, quais as medidas higiénicas que deve adoptar ao longo da amamentação, como retomar a actividade física, o que pode fazer para favorecer a recuperação da sua silhueta ou quando e como pode restabelecer as relações sexuais.

Ao longo do próximo capítulo, iremos abordar todos estes temas sob uma perspectiva prática e complementar à informação que a mulher pode obter durante a sua própria experiência.
Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista ou o seu Pediatra
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
PEDIATRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade