Incompatibilidade do factor Rh

Esta complicação manifesta-se quando uma mulher Rh negativa, que já tenha tido algum filho Rh positivo, tenha outro filho Rh positivo.

Causas

Topo Caso uma mulher com grupo sanguíneo Rh negativo (Rh-) tenha um filho com um homem Rh positivo (Rh+), existe a possibilidade de o filho ser igualmente Rh+. Embora este facto não tenha qualquer consequência ao longo da própria gravidez, já que o sangue da mãe e o do feto não entram em contacto directo durante a gravidez, pode ter graves consequências em gravidezes seguintes. De facto, a ruptura da placenta, no momento do parto, pode proporcionar a passagem de alguns glóbulos vermelhos do feto para a circulação materna e provocar uma sensibilização, ou seja, o organismo da mulher irá detectá-los e começará a fabricar anticorpos anti-Rh que irão persistir indefinidamente no sangue, Caso a mulher volte a gerar um outro filho Rh+, os anticorpos anti-Rh presentes no seu sangue irão passar sem qualquer dificuldade para o sangue do feto através da placenta e irão atacar e destruir os glóbulos vermelhos, o que pode provocar uma grave anemia no feto e graves repercussões que, por vezes, provocam a morte intra-uterina. Caso uma mulher Rh- receba uma transfusão de sangue Rh+, pode ocorrer um processo algo semelhante, embora esta eventualidade seja actualmente muito rara, devido à existência de exames que garantem uma total compatibilidade.

Consequências

Topo Embora a incompatibilidade do factor Rh não afecte a mulher, pode ter consequências nefastas no feto, já que os anticorpos anti-Rh maternos passam para a circulação do feto e destroem os seus glóbulos vermelhos, originando um problema designado eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido. A gravidade do problema depende da quantidade de anticorpos anti-Rh fabricada pelo organismo da mãe e, consequentemente, da intensidade da destruição dos glóbulos vermelhos do feto.

Nos casos mais ligeiros, o aumento da actividade da medula óssea do feto compensa a destruição dos glóbulos vermelhos, o que soluciona a situação. Todavia, quando a destruição dos glóbulos vermelhos é excessiva, origina um quadro de anemia que altera o desenvolvimento do feto e, se for demasiado intensa, provoca alterações hemodinâmicas que originam uma insuficiência cardíaca que, por vezes, proporciona a morte do feto.

Nos casos em que a anemia não provoca a morte do bebé, a destruição exagerada dos glóbulos vermelhos origina níveis excessivos dos seus produtos de degradação, em especial de bilirrubina, que vai, ao longo da gravidez, passando para a circulação da mãe e sendo metabolizada no seu fígado, o que a torna inofensiva. Todavia, como o fígado do recém-nascido, após o parto, ainda se encontra imaturo para a metabolizar, os níveis de bilirrubina vão aumentando, tendo a tendência para se depositarem em várias regiões do corpo. Caso se deposite no cérebro, a bilirrubina provoca lesões que originam graves problemas neurológicos e atraso mental.

Informações adicionais

Prevenção

Topo

A prevenção de uma incompatibilidade do factor Rh, sempre que se comprovar que uma mulher Rh- tem um filho Rh+, consiste na administração de uma injecção de imunoglobulinas anti-Rh nas primeiras 72 horas após o parto. Esta injecção proporciona a destruição dos glóbulos vermelhos do feto, que tenham, eventualmente, passado para o organismo da mãe antes que o sistema imunitário os detecte e comece a fabricar os seus próprios anticorpos, Através da injecção evita-se que a mulher fique sensibilizada, o que poderia originar problemas numa futura gravidez de um feto Rh+. Deve-se adoptar este comportamento sempre que uma mulher Rh- sofra um aborto ou uma gravidez ectópica, pois se o feto for Rh+, também pode originar uma sensibilização materna.

Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade