Hiperemese gravídica

Esta complicação caracteriza-se pelo aparecimento de náuseas e vómitos tão intensos que impossibilitam uma alimentação normal.

Causas

Topo Pensa-se que o problema pode ser provocado por uma desproporção dos fenómenos originados pelas alterações hormonais normalmente responsáveis pelas náuseas e vómitos na gravidez, devido a uma especial sensibilidade das mulheres afectadas à acção da hormona gonadotrofina coriónica, Esta teoria baseia-se no facto de o problema ser particularmente intenso no período em que os níveis da hormona são mais elevados, nomeadamente ao longo do segundo e terceiro mês de gravidez. Para além disso, constatou-se que existem outras situações ou doenças acompanhadas de aumentos significativos desta mesma hormona, como a gravidez múltipla e a doença trofoblástica, que provocam vómitos mais intensos do que o normal.

Há quem considere que o aparecimento do problema é provocado pela acção de factores de natureza psicológica que determinam um aumento da sensibilidade do centro do vómito aos fluxos hormonais. De acordo com esta hipótese, esta repercussão pode ser provocada por estados de grande ansiedade, originados, por exemplo, por um profundo receio em enfrentar a gravidez e o parto, e por conflitos relacionados com uma rejeição inconsciente da gravidez.

Evolução e consequências

Topo O problema manifesta-se ao longo do primeiro trimestre da gravidez através do aparecimento de náuseas e vómitos que, ao contrário dos que se costumam evidenciar em praticamente todas as gravidezes durante esta época, são tão frequentes e intensos que impossibilitam uma correcta alimentação. Para além disso, esta deficiente nutrição faz com que a mulher costume não aumentar de peso, podendo até mesmo perder peso, Caso os vómitos sejam muito repetidos, para além de alterarem o estado nutricional da mulher, podem provocar um quadro de desidratação e os consequentes desequilíbrios metabólicos, por vezes graves. Apesar de, ocasionalmente, o problema se solucionar de maneira espontânea, noutros casos é persistente e, se não se proceder ao seu devido tratamento, a situação pode ir agravando-se progressivamente, colocando a saúde da mulher em perigo ou comprometendo a gravidez.

Informações adicionais

Consulta

Topo

Caso uma mulher grávida seja afectada por náuseas e vómitos tão intensos que a impeçam de se alimentar correctamente e observe que não aumenta de peso, deve consultar imediatamente o médico sem aguardar pela próxima consulta de controlo.

Tratamento

Topo

Nos casos ligeiros, apenas se deve proceder à adopção de algumas med.das dietéticas, com vista a que a mulher se consiga alimentar por via digestiva, através de refeições mais pequenas e frequentes, alimentos sólidos em vez de líquidos e frios em vez de quentes e evitando-se comidas muito pesadas ou condimentadas, etc. Embora também se possa recorrer à ad- ministração de medicamentos contra os vómitos e sedativos, apenas se deve seleccionar fármacos que não estejam contra-indicados na gravidez e sempre sob estrito controlo médico. Caso se pense que o problema possa ter sido provocado por factores emocionais, pode-se complementar com o devido apoio psicoterapêutico.

Nos casos graves em que os vómitos impossibilitam a ingestão de qualquer alimento por via oral, sobretudo quando provocam um estado de desidratação ou alteram o meio interno do organismo, deve-se internar a paciente num centro médico. No hospital, costuma-se proceder à administração de líquidos, sais e nutrientes por via intravenosa, com o objectivo de se corrigir as alterações metabólicas, A hospitalização não costuma durar muito tempo, já que os vómitos costumam desaparecer ao fim de alguns dias, após os quais a mulher pode reiniciar uma alimentação por via entérica.

Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade