Gravidez - Sinais e sintomas de alerta

As transformações funcionais e físicas por que passa o organismo da mulher grávida, originadas essencialmente pelas alterações hormonais e pelo crescimento do útero, podem provocar uma série de problemas que, embora incómodos, não pressupõem a existência de problemas graves, não constituindo motivo para preocupação.

As transformações funcionais e físicas por que passa o organismo da mulher grávida, originadas essencialmente pelas alterações hormonais e pelo crescimento do útero, podem provocar uma série de problemas que, embora incómodos, não pressupõem a existência de problemas graves, não constituindo motivo para preocupação. De qualquer forma, a mulher grávida deve transmitir estes problemas ao médico nas consultas regulares, tanto para confirmar se a sua origem não é problemática, como para este indicar as medidas mais adequadas para os reduzir ou, caso seja possível, eliminá-los. Neste sentido, é extremamente importante estabelecer uma adequada comunicação com o médico, pois é ele quem deve aconselhar a mulher sobre tudo o que se encontra relacionado com a gravidez, nomeadamente indicar todas as medidas oportunas para prevenir problemas e solucionar os que, eventualmente, se evidenciem e esclarecer todas as suas dúvidas, por mais insignificantes que pareçam. De facto, a mulher grávida deve seguir os conselhos do médico e não os de familiares ou amigos que, apesar das suas boas intenções, nem sempre são os correctos.

As consultas de vigilância devem ser planificadas con- soante os casos com uma periodicidade adequada, de modo a realizar-se um acompanhamento capaz de detectar qualquer desvio da normalidade e é nestes casos que a mulher tem a oportunidade para mencionar todos os seus receios. Todavia, por vezes, manifesta-se algum problema perante o qual a grávida não sabe que comportamento adoptar, se esperar pela próxima visita ou consultar imediatamente o médico. Neste sentido, convém que a paciente e o médico determinem, desde a primeira consulta, os oportunos critérios sobre o assunto e estabeleçam um adequado sistema de comunicação, por exemplo ao especificarem as circunstâncias em que é aconselhável que a mulher entre de imediato em contacto por telefone ou marque rapidamente uma consulta, Todavia, em termos gerais, são considerados sinais e sintomas de alarme, necessitando de uma rápida determinação da sua origem, as alterações mencionadas de seguida.
Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade