Avaliação das disfunções sexuais

O planeamento do tratamento de uma disfunção sexual passa, em primeiro lugar, por determinar a origem da alteração, sobretudo para se ficar a saber se a disfunção é proporcionada por um problema de natureza orgânica ou por um problema do tipo psicógeno, já que a estratégia terapêutica varia de caso para caso.

O planeamento do tratamento de uma disfunção sexual passa, em primeiro lugar, por determinar a origem da alteração, sobretudo para se ficar a saber se a disfunção é proporcionada por um problema de natureza orgânica ou por um problema do tipo psicógeno, já que a estratégia terapêutica varia de caso para caso. Embora por vezes esta distinção não represente grandes dificuldades, devido ao facto de a origem da disfunção ser evidente, normalmente é necessário, para além de um detalhado interrogatório do paciente e da sua parceira, ao longo do qual o médico obtém informações muito valiosas para estabelecer o diagnóstico, proceder-se à realização de um exame físico completo do indivíduo afectado, até mesmo através da elaboração de vários exames complementares consoante o caso e de uma oportuna avaliação psicológica. Deve-se ter em conta que, por vezes, não é fácil determinar se o problema tem uma origem totalmente orgânica ou psicógena, já que existem inúmeros casos em que ambos os tipos de factores se combinam e se sobrepõem.

A possível terapêutica apenas deve ser definida após o oportuno diagnóstico, o mais rigoroso possível, que se pode basear em actuações muito distintas consoante cada caso, e até ao longo do tratamento do mesmo tipo de disfunção sexual. Por vezes, determina-se que o problema tem uma origem unicamente orgânica, podendo ser curado com um tratamento médico ou através da cirurgia, mas nos casos provocados por conflitos psicológicos, emocionais ou por um mau relacionamento do casal, deve-se decidir o comportamento terapêutico mais apropriado para a sua cura.
Para saber mais consulte o seu Psiquiatra
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
PSIQUIATRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade