Embora tenha uma essência biológica inata, a sexualidade do ser humano depende da aprendizagem, o que justifica a importância da informação e dos exemplos que os pais e educadores constituem para as crianças. Apesar de o comportamento sexual dos animais ser determinado pelos instintos (...)
Embora tenha uma essência biológica inata, a sexualidade do ser humano depende da aprendizagem, o que justifica a importância da informação e dos exemplos que os pais e educadores constituem para as crianças. Apesar de o comportamento sexual dos animais ser determinado pelos instintos, no do ser humano predominam as influências ambientais que se começam a receber desde o momento do nascimento e que continuam a condicionar a aprendizagem de comportamentos complexos ao longo da infância. Considerar o sexo como um tema tabu é um erro lamentável, pois mesmo que não se fale deste tema no seio da família e na escola, a criança acabará por receber informação, embora o que costume ocorrer, como demonstram os estudos efectuados sobre o assunto, é que boa parte dessa informação seja proveniente de fontes pouco apropriadas e consequentemente cheia de imprecisões, mitos e exageros.Apesar de existir quem questione se o facto de as crianças receberem educação sexual é ou não correcto, não se tem em conta que é algo inexorável; o que pode variar é o facto de receberem uma educação apropriada, ajustada à realidade, em vez de uma educação inadequada, cheia de erros conceptuais, e esta alternativamente não é obviamente a mais benéfica. A criança recebe uma educação sexual diariamente, com tudo o que escuta e vê à sua volta, com os modelos de comportamento que lhe oferecem no meio que a rodeia e quem convive com a criança tem a sua quota parte de responsabilidade no assunto, em colaboração com os professores, já que a escola é outro pilar fundamental, um local com grandes responsabilidades na educação sexual, independentemente de se tratar de disciplinas específicas ou mesmo que aparentemente não se fale do tema. Sobre este ponto, deve-se referir que a educação sexual não se limita a explicar às crianças a anatomia e a fisiologia do aparelho reprodutor - é algo muito mais amplo.