Exercício físico durante a menopausa

Uma das repercussões mais importantes da menopausa corresponde a um aumento da perda de massa óssea e ao consequente risco de sofrer de osteoporose - se este problema for evidente, os ossos enfraquecem e podem fracturar com grande facilidade.

Uma das repercussões mais importantes da menopausa corresponde a um aumento da perda de massa óssea e ao consequente risco de sofrer de osteoporose - se este problema for evidente, os ossos enfraquecem e podem fracturar com grande facilidade. E uma das medidas mais importantes para combater o efeito negativo da menopausa sobre os ossos é a prática regular de exercício físico. Foi demonstrado que um programa adequado de exercícios físicos pode ter como resultado um aumento da massa óssea em mulheres pós-menopáusicas. Contudo, nem todos os exercícios físicos são benéficos, havendo alguns mesmo prejudiciais.

Nas ilustrações desta página encontram-se alguns exercícios recomendados, destinados fundamentalmente a fortalecer os músculos extensores da coluna, com os quais se combate a cifose dorsal e se alongam os peitorais, bem como os músculos abdominais, mas convém sempre consultar um especialista que indique os mais convenientes em cada caso.
Para saber mais consulte o seu Obstetrícista / Ginecologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GINECOLOGISTAS E OBSTETRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade