Parasitoses

As doenças produzidas pelos parasitas constituem um problema sanitário e social muito grave nos países tropicais, onde a sua incidência é muito elevada.

Os parasitas, cientificamente designados helmintes, habitam no interior do corpo de outros seres animais, dependendo destes para viver. A complexidade do seu ciclo biológico obriga os parasitas a terem vários hospedeiros e o ser humano não constitui excepção, pois enquanto alguns helmintes habitam no nosso intestino, outros sobrevivem nos músculos, fígado ou outros tecidos, havendo ainda os que necessitam de circular por vários órgãos à medida que vão amadurecendo. Os problemas provocados pela presença destes parasitas no organismo humano são normalmente designados helmintíases.

Embora existam algumas excepções, o contágio efectua-se normalmente através da penetração dos parasitas mais pequenos, os ovos e as larvas, no organismo de uma pessoa. Visto que estes parasitas, provenientes dos animais infestados, contaminam solos, águas, alimentos e secreções de insectos, as vias de contágio mais frequentes correspondem à ingestão de produtos contaminados, à passagem de larvas através da pele e à picada de insectos vectores.

As helmintíases podem provocar manifestações muito distintas: embora tenham, na maioria dos casos, uma evolução assintomática ou apenas evidenciem sinais e sintomas ligeiros, como diarreias ou pequenos problemas de ordem abdominal, por vezes provocam problemas mais graves, como cegueira, insuficiência cardíaca ou complicações, os quais podem provocar até a morte do paciente.

Importa referir que as helmintíases são problemas extremamente frequentes, tendo em conta que algumas afectam centenas de milhões de pessoas. A sua distribuição não é homogénea, na medida em que muitas helmintíases têm uma incidência especialmente elevada, por vezes exclusiva, em determinadas zonas endémicas, nomeadamente nas zonas do planeta quentes e húmidas (e com poucos recursos económicos e sanitários), nas quais os animais hospedeiros destes parasitas encontram as condições ideais para a sua subsistência.
Para saber mais consulte o seu Infecciologista ou o seu Médico Internista ou o seu Especialista em Medicina Tropical
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
MÉDICOS INTERNISTASVer todos
MEDICINA TROPICALVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade