O carbúnculo é uma infecção própria de alguns animais que, por vezes, contagia o ser humano, manifestando-se através de uma lesão cutânea negra.
Causas
Topo 
O carbúnculo é provocado pelo Bacillut anthracis, uma bactéria que vive no organismo dos animais infectados, cuja eliminação através dos seus resíduos propicia a sua transformação em esporos capazes de sobreviverem adormecidos durante muitos anos, ao longo dos quais vão contaminando o solo e inúmeros elementos até encontrarem as condições favoráveis para germinarem e proliferarem. Os animais mais afectados são as ovelhas, os bovinos, as cabras e os suínos, infectados ao pastarem em zonas contaminadas. Por outro lado, o contagio ao ser humano efectua-se quase sempre por via cutânea, devido a um contacto directo com feridas dos animais infectados ou através da manipulação de carne, pele, lã, pêlos ou outros produtos derivados dos mesmos. As pessoas mais expostas são os agricultores, pastores, magarefes, peleiros, trapeiros, fabricantes de pincéis e as pessoas cuja profissão obriga a trabalhar com elementos potencialmente contaminados. O contágio também pode realizar-se, embora com muito menos frequência, por via respiratória, devido à inalação de pós com esporos, ou por via digestiva, mediante a ingestão de carne crua contaminada.
Manifestações
Topo 
O período de incubação do carbúnculo cutâneo dura entre poucas horas até cinco dias, após o qual se começa a manifestar, no ponto de inoculação, normalmente nas mãos, antebraços, face ou pescoço, uma mancha vermelha, pruriginosa, semelhante a uma picada de um insecto, que rapidamente se torna proeminente e apresenta uma zona central escura. Ao fim de algumas horas ou poucos dias, começa a formar-se, no centro da lesão, uma vesícula repleta de líquido sanguinolento que, ao romper-se, acaba por secar, constituindo uma crosta indolor de cor escura. Esta lesão, denominada "pápula maligna", de início pequena, vai gradualmente crescendo, devido ao facto de se irem formando novas vesículas que vão repetindo o mesmo processo e, para além disso, à sua volta vai-se produzindo uma zona edematosa, muito evidente quando se localiza no rosto.Embora a infecção cutânea costume desaparecer de forma espontânea na fase inicial, caso a cura, mesmo que espontânea, apenas ocorra ao fim de três ou quatro semanas, deixa uma cicatriz na zona. Para além disso, caso não se proceda ao seu devido tratamento, os microorganismos costumam propagar-se, através da linfa, desde a lesão até aos gânglios da zona, que se tornam tumefactos, proporcionando a manifestação de sinais e sintomas gerais. tais como mal-estar, febre, perda de apetite, prostração, entre outros. Apesar de serem menos frequentes, os casos em que os microorganismos se propagam através do sangue a outros sectores do organismo são mais perigosos, já que podem provocar complicações muito graves, como meningite, pneumonia ou um quadro de septicemia, com um prognóstico reservado.Embora sejam muito menos comuns, felizmente, os casos de carbúnculos contraídos por via respiratória ou por via digestiva também costumam originar manifestações viscerais de prognóstico reservado.
Tratamento
Topo 
O tratamento baseia-se na administração de antibióticos activos contra o microorganismo responsável, normalmente em doses elevadas e durante vários dias. Caso surjam manifestações viscerais, deve-se internar o paciente num hospital, de modo a efectuar-se uma terapêutica antibiótica mais intensiva, por via endovenosa, e para se proceder ao tratamento oportuno das eventuais complicações.