Cultura microbiana e antibiograma

Ainda que, em alguns casos, os sinais e sintomas de uma doença infecciosa selam tão típicos que não existem quaisquer dúvidas em relação ao agente causador, noutros é necessário realizar determinados procedimentos específicos para se identificar com precisão o microorganismo responsável e para se poder planificar o tratamento mais oportuno.

Ainda que, em alguns casos, os sinais e sintomas de uma doença infecciosa selam tão típicos que não existem quaisquer dúvidas em relação ao agente causador, noutros é necessário realizar determinados procedimentos específicos para se identificar com precisão o microorganismo responsável e para se poder planificar o tratamento mais oportuno. Entre estes procedimentos, destaca-se um muito útil, sobretudo para identificar bactérias - a cultura. Consiste na extracção de amostras dos líquidos orgânicos. secreções ou tecidos potencialmente infectados e na sua colocação em recipientes contendo um meio específico com os elementos nutritivos necessários para o desenvolvimento dos microorganismos que se suspeitam causadores da infecção. Estes recipientes. perfeitamente fechados para evitar contaminações acidentais, são mantidos em condições de temperatura que favoreçam o crescimento dos microorganismos durante um tempo suficiente, normalmente um ou dois dias, de modo a que a multiplicação dos micróbios origine a formação de colónias perceptíveis a olho nu, embora por vezes seja necessário um período mais prolongado. Embora os especialistas normalmente consigam identificar as bactérias simplesmente através da observação da forma e outras características das colónias desenvolvidas, por vezes, optam por extrair uma pequena amostra e em observá-la ao microscópio após se proceder a uma coloração específica, pois desta forma é possível detectar o agente causador de uma determinada infecção bacteriana.

No entanto, existe um outro procedimento muito útil para se determinar o tratamento mais oportuno: um antibiograma, que consiste na extracção de amostras das colónias e da elaboração de novas sementeiras em recipientes adequados contendo vários antibióticos - os mais eficazes em evitar o crescimento das bactérias, ao impedirem o desenvolvimento de colónias, serão os seleccionados para combater a infecção.
Para saber mais consulte o seu Médico de Medicina Geral ou o seu Infecciologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
MÉDICOS DE MEDICINA GERALVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade