A audiometria é um estudo que permite avaliar com exactidão a funcionalidade de ambos os ouvidos, determinar se existe uma deficiência da capacidade auditiva e, neste caso, localizar também a sua origem (por exemplo, no ouvido médio ou no ouvido interno).
- > A audiometria é um estudo que permite avaliar com exactidão a funcionalidade de ambos os ouvidos, determinar se existe uma deficiência da capacidade auditiva e, neste caso, localizar também a sua origem (por exemplo, no ouvido médio ou no ouvido interno). Trata-se de um exame subjectivo, já que o paciente é submetido a sons de frequência variada e intensidade crescente e deve comunicar ao médico se os ouve ou não, para que possa ser elaborado um gráfico da capacidade auditiva. Por conseguinte, este estudo não é útil nos casos de crianças pequenas ou de adultos com alguma perturbação de índole mental, devendo-se recorrer a exames objectivos de audição mais complexos.
A audiometria convencional costuma ser efectuada numa cabina insonorizada, após o médico ter explicado detalhadamente ao paciente as várias fases do exame e a forma como este deve colaborar. Para realizar o exame, utiliza-se um aparelho especial, denominado audiómetro
A audiometria é um estudo que permite avaliar com exactidão a funcionalidade de ambos os ouvidos, determinar se existe uma deficiência da capacidade auditiva e, neste caso, localizar também a sua origem (por exemplo, no ouvido médio ou no ouvido interno). Trata-se de um exame subjectivo, já que o paciente é submetido a sons de frequência variada e intensidade crescente e deve comunicar ao médico se os ouve ou não, para que possa ser elaborado um gráfico da capacidade auditiva. Por conseguinte, este estudo não é útil nos casos de crianças pequenas ou de adultos com alguma perturbação de índole mental, devendo-se recorrer a exames objectivos de audição mais complexos.A audiometria convencional costuma ser efectuada numa cabina insonorizada, após o médico ter explicado detalhadamente ao paciente as várias fases do exame e a forma como este deve colaborar. Para realizar o exame, utiliza-se um aparelho especial, denominado audiómetro, que emite sons puros de intensidade e frequência variáveis (audiometria tonal). Também podem ser utilizadas, no lugar de sons puros, palavras (audiometria vocal), caso o que se pretenda seja avaliar a capacidade de distinção da linguagem falada.Utilizando auriculares ligados ao audiómetro, pode-se estudar um ouvido de cada vez. O aparelho emite sucessivamente sons de frequência diferente, mais graves ou mais agudos, começando com uma intensidade muito baixa que se vai aumentando até que o paciente assinale que os consegue ouvir (limiar de audição).À medida que se avança no estudo, é elaborado um gráfico, o audiograma, a partir do limiar de audição para cada frequência expresso em decibéis. No audiograma, para cada ouvido, formam-se duas curvas correspondentes à condução aérea e à condução óssea dos sons. Num indivíduo com audição normal, as duas curvas sobrepõem-se de forma satisfatória. Se, pelo contrário, se sobrepuserem a um nível auditivo escasso, considera-se que existe um certo grau de surdez de percepção. Se a curva da condução óssea é superior à da condução aérea, considera-se que existe uma surdez de transmissão.
Para saber mais consulte o seu Otorrinolaringologista