O astigmatismo é um defeito da refracção ocular provocado por uma alteração da curvatura da córnea, que origina uma visão distorcida das imagens.
Causas e tipos
Topo 
Em condições normais, a córnea tem uma forma semicircular e a curvatura de todos os seus meridianos é praticamente idêntica, o que faz com que os raios luminosos que atravessam este disco transparente se concentrem sobre o mesmo plano, proporcionando uma visão perfeita. Caso exista uma curvatura desigual entre os diferentes meridianos, os raios luminosos que atravessam a córnea desviam-se de tal forma que se projectam sobre vários planos, o que proporciona uma visão distorcida.Quando apenas existe uma diferença de curvatura entre dois meridianos perpendiculares da córnea, fala-se de
astigmatismo regular. Este defeito costuma ser congénito, presente desde o nascimento, devido a factores hereditários, o que justifica o facto de ser comum em vários membros da família, podendo tratar-se de um
astigmatismo simples, quando é o único defeito da refracção existente, ou de um
astigmatismo composto, quando se encontra associado a outro, como a miopia ou a hipermetropia.Quando a curvatura da córnea é muito desigual, é designada
astigmatismo irregular. Neste caso, o defeito costuma ser provocado por cicatrizes na córnea consequentes a feridas ou processos inflamatórios, normalmente de origem infecciosa.
Manifestações
Topo 
Ainda que, em alguns casos, a alteração da curvatura da córnea seja mínima e na prática não tenha quaisquer consequências sobre a visão, por vezes, a visão apenas é boa graças a um esforço excessivo do sistema óptico ocular, o que pode propiciar, após uma actividade visual prolongada, o aparecimento de irritação e incómodos nos olhos e dores de cabeça.Por outro lado, quando o defeito é mais significativo, mesmo que se force a vista, o astigmatismo provoca sempre uma visão distorcida ou turva, consoante o problema seja no eixo vertical, horizontal ou nalgum oblíquo. A perturbação é constante tanto para a visão ao perto como para a visão ao longe, embora possa ser mais turva para os objectos próximos, caso esteja associada a hipermetropia, ou pelo contrário, mais distorcida para os objectos distantes, caso esteja combinada com miopia.
Informações adicionais
Correcção óptica do astigmatismo
Topo 
A correcção do astigmatismo consiste na utilização de lentes cilíndricas, que têm o poder de desviar a trajectória dos raios luminosos num olho, tendo um efeito neutro nos restantes. Caso o defeito esteja associado a hipermetropia ou miopia, deve-se utilizar lentes cilíndricas que corrigem ambos os problemas de uma vez.
Tanto se pode recorrer aos óculos tradicionais como às modernas lentes. É preciso referir que, embora até há alguns anos apenas as lentes rígidas fossem úteis, actualmente é igualmente possível utilizar as lentes moles, denominadas "tóricas", muito eficazes. No entanto, as lentes corrigem melhor o defeito do que os óculos, sobretudo em caso de astigmatismo irregular.