O impetigo é uma infecção cutânea muito contagiosa, comum nos bebés, que se manifesta através da formação de vesículas, bolhas e crostas.
Causas e tipos
Topo 
A doença costuma ser provocada por dois tipos de bactérias - os estreptococos e os estafilococos. Estes microorganismos, muito comuns na natureza, conseguem sobreviver durante longos períodos de tempo, de acordo com as condições climatéricas, numa grande variedade de objectos contaminados, entre os quais os alimentos e os resíduos, ou até utensílios pessoais, como toalhas, talheres ou brinquedos. Por outro lado, existem muitas pessoas saudáveis que possuem uma certa quantidade destes microorganismos na pele ou na mucosa orofaríngea. De qualquer forma, o habitat mais favorável para estas bactérias reside nas próprias lesões do indivíduo ou em determinados animais infectados.Os estreptococos e os estafilococos podem provocar uma grande variedade de doenças infecciosas. As mais graves, e felizmente as menos frequentes, ocorrem quando estas bactérias penetram no interior do organismo. Todavia, as mais comuns produzem-se quando as bactérias colonizam as mucosas respiratórias e digestivas, originando por exemplo uma faringite, ou quando penetram na pele.Quando os estreptococos penetram num sector da pele através de uma ferida, podem originar uma erisipela. Por sua vez, quando os estafilococos infectam um folículo piloso originam uma foliculite ou um furúnculo. Contudo, quando um destes tipos de bactérias, ou ambos, invadem e se reproduzem num sector de pele lisa e saudável, provocam as lesões características do impetigo.
Manifestações e tipos
Topo 
A primeira manifestação do problema corresponde à vermelhidão da zona cutânea invadida pelos microorganismos. A localização e a evolução das lesões dependem do agente causador. No
impetigo verdadeiro, igualmente denominado
impetigo de Tilbury Fox, provocado por estreptococos (ou por estes e estafilococos em simultâneo), as lesões localizam-se preferencialmente na face e nos membros, embora possam aparecer praticamente em qualquer parte do corpo, e costumam formar-se várias bolhas flácidas, de 1 a 2 cm de diâmetro, compostas por um líquido inicialmente claro, ainda que depois fique turvo, sobre a zona vermelha. Ao fim de alguns dias, as bolhas rompem-se, deixando que o líquido saia para o exterior, e secam de imediato, o que leva à formação de crostas de cor de mel, que posteriormente acabam por cair.Por outro lado, no
impetigo vesicular, exclusivamente provocado pelos estafilococos, as lesões localizam-se preferencialmente na face e, em vez das bolhas, formam-se pequenas vesículas de um líquido claro, que também se rompem e secam.Em todo o caso, as lesões do impetigo verdadeiro irradiam-se por contiguidade, enquanto que as do impetigo vesicular costumam fazê-lo por um mecanismo de autocontágio, afectando zonas cutâneas mais ou menos afastadas
Informações adicionais
Tratamento e higiene
Topo 
O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, para evitar o contágio de outras pessoas, o autocontágio e a disseminação dos microorganismos aos tecidos internos. O tratamento de fundo consiste na administração de antibióticos, que podem ser aplicados localmente, por via oral ou através de injecções. Ao mesmo tempo, deve-se efectuar as seguintes medidas higiénicas:
• Desinfectar em água a ferver os objectos e utensílios pessoais que estiveram em contacto com o paciente, nomeadamente toalhas, lençóis, roupas ou brinquedos.
• Evitar que o próprio paciente ou outras pessoas toquem nas lesões ou no líquido que segregam; caso isto aconteça, convém lavar imediatamente as mãos com abundante água e sabão.
• Quando não for possível garantir a aplicação correcta destas medidas higiénicas, convém manter o paciente isolado até que as lesões cicatrizem.