Nevos vasculares

Os nevos vasculares correspondem a alterações congénitas dos vasos sanguíneos da pele, que se manifestam através de manchas ou tumores de cor vermelha popularmente designados "marcas de nascimento".

Tipos

Topo

Embora exista uma ampla variedade de nevos vasculares, é possível distinguir dois tipos: os angiomas planos, que se manifestam simplesmente como manchas na pele, e os angiomas protuberantes, que se evidenciam enquanto tumores proeminentes.

Angiomas planos. Igualmente denominados nevos telangiectásicos, são originados por uma dilatação excessiva de alguns vasos sanguíneos superficiais, que provoca um aumento localizado do fluxo circulatório, o que proporciona o aparecimento de uma zona vermelha na pele. Normalmente, estão presentes desde o nascimento e, salvo raras excepções, não desaparecem com o passar do tempo. Embora existam vários tipos de angiomas planos, alguns são mais frequentes que outros.

As denominadas manchas salmão são muito comuns, já que estão presentes em praticamente metade dos recém-nascidos e evidenciam-se através de manchas rosadas de forma irregular, com um tamanho que oscila entre poucos milímetros e alguns centímetros de diâmetro. Embora possam localizar-se em várias zonas do corpo, normalmente evidenciam-se na nuca e, com menor frequência, na fronte ou sobre as pálpebras. Costumam perder cor com o passar do tempo e podem chegar a desaparecer, sobretudo quando se situam na fronte. As que se evidenciam na nuca são mais persistentes e, ainda que possam perder cor ou reduzir de tamanho, são raros os casos em que desaparecem por completo.

As denominadas manchas vinho do Porto, igualmente frequentes, mas não tanto como as anteriores, já estão presentes desde o nascimento. São manchas de cor mais escura e de tamanho variável, normalmente localizadas na face, pescoço ou membros. Embora estas manchas tenham a tendência para aumentar de tamanho durante algum tempo, mais cedo ou mais tarde, acabam por estabilizar, sem que a sua cor ou tamanho diminua ao longo da vida.

Angiomas protuberantes. Igualmente denominados angiomas capilares cavernosos ou nevos angiomatosos, são nevos vasculares muito frequentes, pois afectam cerca de 10% dos bebés. Costumam ser provocados por uma malformação congénita circunscrita dos vasos sanguíneos cutâneos, cuja exagerada proliferação proporciona o aparecimento de lesões mais ou menos proeminentes, sempre de cor vermelha, devido ao seu conteúdo em sangue. Em alguns casos, os vasos sanguíneos unem-se entre si e formam evidentes dilatações onde se acumula sangue, por vezes com um aspecto esponjoso.

Embora possam evidenciar-se em qualquer parte do corpo, estes angiomas costumam manifestar-se na face, no pescoço ou, com menor frequência, no peito ou nas costas. Após o nascimento, costumam manifestar-se como um pequeno tumor arredondado de superfície lisa e cor vermelha ou azulada, podendo crescer durante alguns meses até alcançarem um tamanho que oscila entre os 2 e os 5 cm de diâmetro. Embora possam ter um aspecto muito diferente, os mais típicos, os denominados cherry hemangioma (angiomas em morango), caracterizam-se por uma superfície rugosa e cor vermelha muito viva. Após alcançarem o seu tamanho máximo, estes angiomas mantêm-se estáveis durante um período de tempo variável, habitualmente alguns meses, após os quais começam a diminuir, tanto de tamanho como de cor, de tal forma que acabam por desaparecer, na maioria dos casos. De qualquer forma, a evolução é lenta e pode durar alguns anos, já que apenas uma reduzida percentagem persiste após a puberdade.

Tratamento

Topo

Dado que os angiomas vasculares não costumam provocar complicações e como têm tendência para desaparecer de forma espontânea, na maioria dos casos, com o passar do tempo, por vezes não é necessário proceder-se ao seu tratamento.

Em relação aos angiomas planos, em primeiro lugar, deve-se observar a sua evolução natural e apenas se recorre a uma possível operação caso persistam com o passar dos anos ou caso a sua extensão e/ou localização provoque qualquer problema, nomeadamente de índole estética. Nestes casos, pode-se optar por tentar reduzir a lesão através da aplicação local de radioterapia , através da utilização de laser ou ao recorrer-se à crioterapia, ou seja, através de congelação. Por outro lado, caso a lesão seja muito grande, pode-se recorrer à sua extracção cirúrgica. Todavia, como os resultados são muito variáveis e tendo em conta que a principal finalidade do tratamento é puramente estética, antes de se proceder Visto que os angiomas protuberantes têm a tendência para desaparecer de forma espontânea com o passar do tempo, o tratamento deve igualmente ser expectante, ou seja, apenas se deve proceder ao seu tratamento caso cresçam de forma exagerada, caso a sua localização seja pouco estética ou caso proporcionem frequentes hemorragias ou úlceras.

Informações adicionais

Manchas maternas?

Topo

Há quem acredite, embora não exista qualquer fundamento científico, que os nevos vasculares são marcas de nascimento provocadas por um desejo não concretizado da mãe ao longo da gravidez, já que alguns dos desejos são bastante difíceis de satisfazer - basta pensar na típica situação, descrita em inúmeras situações, do marido que sai durante a noite em pleno Inverno à procura de morangos para satisfazer o desejo da mulher grávida... Embora os receios de que o bebé "pague a factura" da eventual insatisfação com uma marca ao nascer não tenham qualquer fundamento, o mito persiste. De facto, como o mito continua a persistir, os supersticiosos não encontram motivos para não acreditar no mesmo. Todavia, a persistência desta crença tem dois motivos essenciais: por um lado, muitas mulheres têm súbitos desejos difíceis de satisfazer ao longo da gravidez, como forma de conquistarem a atenção e o carinho perfeitamente lógicos neste momento específico da vida; por outro lado, os angiomas cutâneos são muito comuns e quase metade dos bebés evidenciam um ao nascer, com formas tão variadas que se podem assemelhar a praticamente qualquer coisa que a mãe tenha desejado ao longo da gravidez. Embora se deva sempre satisfazer os desejos de uma grávida, pois não existe qualquer motivo para se ser indiferente aos mesmos, caso não se consiga satisfazer algum desejo, independentemente do motivo, não existe qualquer motivo de preocupação, visto que se o bebé nascer com uma mancha cutânea, o que é muito provável, é cientificamente possível afirmar que não existe qualquer relação entre o seu aparecimento e um desejo não satisfeito.

Complicações

Topo

Para além do seu eventual efeito pouco estético, os nevos vasculares não costumam provocar grandes problemas. De qualquer forma, sobretudo em caso de angiomas cavernosos proeminentes, podem surgir algumas complicações. Entre as mais comuns e graves, destacam-se as possíveis hemorragias provocadas por uma ruptura da sua superfície, por exemplo, devido a um traumatismo, apesar de a hemorragia ser limitada e poder ser travada com uma simples compressão da lesão. É igualmente possível que se produza uma erosão da superfície e se forme uma úlcera, com riscos de contaminação bacteriana e infecção da lesão. Por fim, é possível que a específica localização do angioma, por exemplo, caso surja numa pálpebra ou junto a um orifício natural, como a uretra ou o ânus, provoque vários problemas. Em suma, em todos estes casos, deve-se proceder ao seu devido tratamento.

Para saber mais consulte o seu Dermatoveneriologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
DERMATOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade