É uma inflamação crónica localizada da pele, que provoca prurido e erupção cutânea.
Causas
Topo 
Embora ainda não se conheça a causa deste problema, pensa-se que pode existir uma predisposição genética para se ser afectado e que costuma afectar as pessoas cuja pele, sobretudo do rosto, tem um aspecto espesso e oleoso, com folículos sebáceos que, ainda que produzam uma quantidade normal de sebo, possuem poros muito dilatados. O problema manifesta-se, na maioria dos casos, de forma espontânea. De qualquer modo, existem vários factores, como o stress, o cansaço físico, as alterações climatéricas e as infecções cutâneas, que desencadeiam episódios com alguma frequência.
Manifestações
Topo 
A manifestação mais característica corresponde à produção de escamas secas de cor branca ou oleosas e amarelas, que caem com muita facilidade, podendo ser acompanhadas por prurido, por vezes intenso, e com menor frequência por vermelhidão das zonas afectadas. O problema evolui através de episódios de aumento de intensidade das manifestações alternados com períodos de ausência dos sinais e sintomas, na maioria dos casos muito prolongados.Existe uma forma de aparecimento muito comum que se pode observar nos primeiros dias de vida, denominada "crosta láctea", em que o bebé apresenta o couro cabeludo completamente revestido por escamas oleosas e amarelas. Na maioria dos casos, o bebé afectado apresenta igualmente fissuras, escamas e placas de cor vermelha na face, nomeadamente por trás dos ouvidos, nas pregas do pescoço e na região genital. Este problema pode provocar o desenvolvimento de uma blefarite seborreica, caracterizada pela inflamação e vermelhidão das pálpebras e presença de caspa nas pestanas. Nos bebés mais crescidos, as escamas do couro cabeludo, igualmente amarelas, podem formar placas espessas e aderentes de 1 a 2 cm de diâmetro.Nos adultos, o problema costuma desenvolver-se gradualmente. Por vezes, é possível observar-se a presença de escamas e prurido na parte posterior dos ouvidos, axilas, virilha e, nas mulheres, nas pregas submamárias. Por outro lado, noutros casos, estas alterações são acompanhadas por um evidente rubor, afectando as sobrancelhas, os sulcos nasogenianos, a parte central do tórax e a zona da coluna vertebral.
Informações adicionais
A caspa
Topo 
A caspa é a manifestação mais frequente e ligeira da dermatite seborreica e consiste na formação e desunião de pequenas escamas brancas no couro cabeludo, normalmente associadas a um prurido de intensidade variável. O problema evolui através do aparecimento de episódios mais intensos, sobretudo no Inverno, alternados com períodos de acalmia relativa ou absoluta. Embora, por vezes, a caspa seja acompanhada por outras manifestações da dermatite seborreica, nunca provoca, como erradamente se pensa, a queda de cabelo.
O seu tratamento baseia-se na aplicação de champôs especiais, compostos por substâncias que dissolvam a queratina, como o piritionato de zinco ou o sulfato de selénio. É preciso referir que, embora os champôs normalmente evitem a caspa, não evitam a sua produção.