A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: models/front_model.php

Line Number: 752

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/artigo.php

Line Number: 492

Tatuagens - Medipédia, Conteúdos de Saúde

Tatuagens

A tatuagem é uma marca indelével na superfície cutânea provocada pelo depósito de reduzidos grânulos coloridos na profundidade da pele, nomeadamente na derme, que transparecem através da epiderme, podendo ser provocada por um acidente, por exemplo originada por um disparo de uma arma de fogo à queima-roupa, mas o mais comum é tratar-se de uma marca efectuada voluntariamente.

A tatuagem é uma marca indelével na superfície cutânea provocada pelo depósito de reduzidos grânulos coloridos na profundidade da pele, nomeadamente na derme, que transparecem através da epiderme, podendo ser provocada por um acidente, por exemplo originada por um disparo de uma arma de fogo à queima-roupa, mas o mais comum é tratar-se de uma marca efectuada voluntariamente. De facto, embora antigamente fosse efectuada com desenhos de toda a natureza em inúmeros povos como um adorno consequente de várias tradições e rituais, actualmente, a tatuagem tem uma finalidade puramente decorativa.

A elaboração de uma tatuagem consiste na introdução de finos grânulos de pó coloridos na profundidade da pele através de sucessivas picadas realizadas com uma agulha que possibilite o seu transporte para a derme. Embora possa ser efectuada com meios caseiros, normalmente com resultados duvidosos, actualmente existem profissionais que utilizam vários aparelhos automáticos repletos de pigmentos especiais e compostos por agulhas descartáveis de modo a garantir que a ponta do instrumento se encontra sempre em perfeitas condições, de modo a evitar lesões. Embora seja um procedimento incómodo, caso seja devidamente efectuada, não costuma ser doloroso. Contudo, uma tatuagem realizada de forma inadequada pode proporcionar vários incómodos e perigos.

Uma tatuagem mal realizada pode propiciar o aparecimento de feridas cuja cicatriz pode proporcionar um resultado pouco estético em vez de decorativo. Todavia, o maior risco da realização de uma tatuagem é a possível infecção da zona tratada ou, pior, a propagação de doenças contagiosas como as hepatites virais ou a SIDA. Dado que a única forma de se evitar este risco passa pela devida esterilização das agulhas utilizadas, já que o perigo é muito real e sério, só se deve expor a um tão grave risco, ainda mais por questões puramente estéticas, quando existirem todas as garantias de segurança.
Para saber mais consul
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: frase_medicos_especialidade_55

Filename: artigo/enciclopedia.php

Line Number: 416

Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade