Exercício físico - exames médicos

Embora quase todos estejam capacitados para realizar exercício físico, convém efectuar uma série de exames médicos antes do início de uma actividade regular.

Objectivos e candidatos

A realização de exames médicos, antes de se começar a praticar um desporto ou qualquer tipo de actividade física regular, tem dois objectivos básicos. Por um lado, serve para detectar a eventual existência de vários tipos de problemas que possam limitar ou, nos casos mais sérios, contra-indicar a realização de determinados desportos, em especial os que representam um maior esforço ou são particularmente violentos. O segundo objectivo dos exames é ajudar o indivíduo a seleccionar o tipo de desporto ou exercício físico que melhor se adapte às suas necessidades, tendo em vista a sua saúde pessoal e respeitando os gostos pessoais.

A realização destes exames médicos é muito útil para as pessoas que desejam iniciar a prática de um desporto de forma profissional. Nestes casos, os exames devem ser efectuados em centros especializados.

Os exames médicos prévios são igualmente indispensáveis para as pessoas com mais de 35 anos de idade, que desejam iniciar a prática de exercício físico, e também para todos aqueles que levam uma vida sedentária. A realização destes exames é igualmente fundamental para as pessoas afectadas por vários tipos de problemas, nomeadamente doença coronária, hipertensão arterial, obesidade, asma, bronquite crónica e enfisema pulmonar e para as pessoas recentemente afectadas por doenças que possam ter provocado uma significativa deterioração da condição física, como a tuberculose ou meningite e também as pessoas dependentes de álcool, tabaco ou outro tipo de drogas.

Entre as crianças, adolescentes e jovens adultos com menos de 35 anos saudáveis, a consulta médica é sempre recomendada, embora nem sempre seja necessário realizar exames auxiliares de diagnóstico. De qualquer forma, dado que o limite entre a saúde e a doença nem sempre é fácil de determinar, em caso de dúvida, é aconselhável consultar o médico e expor as suas questões, já que o médico pode verificar a ausência de contra-indicações, fornecer várias informações e conselhos úteis e seleccionar a melhor actividade de acordo com a saúde do paciente.

Conteúdo do exame médico

O exame médico efectuado para se determinar se uma pessoa se encontra apta fisicamente para realizar exercício físico ou desporto não é muito diferente dos exames auxiliares de diagnóstico. De facto, o médico costuma realizar um pequeno interrogatório e uma revisão física completa, prestando especial atenção à pressão arterial e à frequência cardíaca, associados a alguns exames complementares simples, como um electrocardiograma e análises ao sangue.

Como é óbvio, o objectivo de todos estes exames é detectar a eventual presença de problemas que limitem a capacidade física do indivíduo, nomeadamente ao nível do coração, vasos sanguíneos, pulmões e aparelho locomotor.

Ao longo destes exames, é igualmente possível efectuar alguns testes específicos de acordo com o desporto seleccionado, ou seja, caso se deseje praticar natação, deve-se verificar se os tímpanos se encontram em bom estado, de modo a se certificar que a submersão na água não provoca qualquer tipo de problemas.

Por outro lado, caso se deseje realizar um desporto em equipa ou qualquer actividade que necessite de uma especial precisão de movimentos e equilíbrio corporal, deve-se examinar a visão.

Exames de esforço

Embora os resultados obtidos através dos procedimentos anteriormente mencionados sejam, na maioria das vezes, suficientes para estabelecer se o indivíduo pode praticar a actividade escolhida sem problemas ou limitações, em alguns casos, podem solicitar-se exames específicos, com o objectivo de avaliar a adaptação e a resposta do aparelho cardiorrespiratório a um trabalho muscular do tipo aeróbio ou de resistência.

Normalmente, estes exames costumam ser realizados quando uma pessoa deseja praticar um desporto competitivo, em que terá que realizar um esforço físico intenso ou continuo. Contudo, também são indicados quando os exames auxiliares de diagnóstico evidenciam a existência de alterações no funcionamento cardíaco ou pulmonar. De facto, estes exames de esforço são os mesmos que se solicitam às pessoas afectadas por doença coronária, de modo a avaliar a resposta do aparelho cardiorrespiratório ao esforço físico.

O exame de esforço mais simples é o exame de ascensão, em que o indivíduo examinado deve subir e descer de um tamborete com cerca de 50 cm de altura, num movimento completo de subida e descida por segundo durante três a cinco minutos.

Em seguida, deve-se medir a frequência respiratória. Caso a frequência cardíaca seja inferior a 120 batimentos por minuto e se produzam menos de vinte movimentos respiratórios ao longo deste período de tempo, conclui-se que o aparelho cardiorrespiratório do indivíduo se adapta perfeitamente ao esforço físico. Caso estes valores sejam superiores, considera-se que a dita adaptação é insuficiente, o que não implica que o indivíduo não possa realizar exercício físico ou desportos. Contudo, como não se encontra em boa condição física, necessita de uma fase de preparação antes de iniciar a actividade física escolhida.

Embora o exame de ascensão possa evidenciar a existência de problemas cardiovasculares, o melhor exame para detectar este tipo de problemas é a prova de esforço, ou seja, a elaboração de um electrocardiograma enquanto o indivíduo realiza um esforço físico contínuo, progressivo e segundo um determinado padrão, como caminhar sobre um tapete rolante ou pedalar numa bicicleta fixa. No entanto, os resultados e as conclusões deste exame são variáveis. Caso não sejam detectadas alterações no traçado obtido, conclui-se que o indivíduo está saudável e não tem limitações específicas no que se refere à prática de exercício físico. Por outro lado, caso sejam detectadas alterações, deve-se tentar estabelecer as recomendações e contra-indicações específicas para o indivíduo examinado em relação ao exercício físico.

Informações adicionais

Exames de alto rendimento

Topo

Designa um conjunto de exames, normalmente sofisticados, que os desportistas de elite costumam realizar regularmente, de forma a avaliar a evolução das suas diferentes capacidades. Como é óbvio, estes exames apenas podem ser realizados em centros especializados, normalmente denominados de "alto rendimento".

Existe uma grande variedade de exames de alto rendimento para avaliar cada uma das capacidades individuais do atleta. Para avaliar a capacidade aeróbia, pede-se ao atleta para efectuar um esforço contínuo e intenso durante um determinado período de tempo, como remar com um remo fixo, enquanto se realiza um electrocardiograma, se controla a respiração e se analisa a composição do ar expirado. Para se determinar a capacidade anaeróbia, deve-se remover uma gota de sangue capilar, após a realização de um esforço muscular intenso, e analisar a concentração de ácido láctico. Devido à vasta gama de exames, o atleta costuma realizar inúmeras actividades. De facto, para se avaliar a elasticidade, o atleta tem que efectuar vários tipos de movimentos com a máxima amplitude possível, para se determinar a força, deve levantar pesos com os vários membros e, para se estabelecer a velocidade, deve correr o mais depressa possível. Para além disso, a adequada programação dos exames permite avaliar a progressão do desportista no tempo e orientar a sua preparação física, de modo a conseguir obter o máximo rendimento das suas qualidades.

Indicações do exame médico

Topo

Indicações do exame médico

• Vida sedentária

• Maiores de 35 anos

• Doenças cardíacas e pulmonares

• Doenças osteoarticulares limitativas

• Doenças graves de qualquer tipo

• Tabagismo, alcoolismo e outras dependências

• Desportistas profissionais

Para saber mais consulte o seu Médico de Medicina Geral ou o seu Especialista em Medicina Desportiva
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
MÉDICOS DE MEDICINA GERALVer todos
MEDICINA DESPORTIVA
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade