Tracção

A tracção é uma técnica utilizada, entre outras aplicações, no tratamento de determinadas fracturas, de modo a imprimir uma força contínua que mantenha as extremidades ósseas alinhadas ao longo do processo de consolidação da lesão.

A tracção é uma técnica utilizada, entre outras aplicações, no tratamento de determinadas fracturas, de modo a imprimir uma força contínua que mantenha as extremidades ósseas alinhadas ao longo do processo de consolidação da lesão. Existem vários tipos de tracção, de acordo com a parte que deve ser tratada (um osso longo do membro inferior, um osso da anca, a coluna vertebral) e os dispositivos utilizados.

A tracção cutânea consiste em aplicar a força de tracção sobre a pele, colocando no membro, por exemplo, algum elemento (adesivos, cintas, tábuas, etc.) que sirva de âncora a uma corda que atravessa um sistema de roldanas, com um peso específico na sua extremidade.

A tracção esquelética necessita da colocação de um elemento metálico (arame, prego) que atravesse o osso lesionado e sirva de âncora para um estribo que garanta um ponto de sustentação à corda, o qual deve passar por um sistema de roldanas, com o peso adequado na sua extremidade. Este sistema costuma ser complementado com uma tala que garanta a maior estabilidade possível ao membro e o mantenha elevado. Existem vários dispositivos que mantêm o membro suspenso, garantindo-lhe a adequada sustentação e proporcionando-lhe pontos de apoio, com vista a facilitar a movimentação do indivíduo afectado enquanto dura o tratamento.

A tracção da coluna pode ser efectuada de várias formas, consoante o tipo de técnica, intermitente ou contínua, e a zona a tratar. Em caso de tracção da zona lombar, costuma-se recorrer à colocação de um cinturão, fixado à anca, que proporcione um ponto de apoio para a sustentação de uma corda com um peso na sua extremidade. Em caso de tracção da coluna cervical intermitente, utiliza-se uma ligadura cefálica que rodeia o pescoço e suporta o queixo, à qual deve ser unido um sistema de cordas, roldanas e pesos. Em caso de tracção esquelética contínua, deve-se fixar pregos no crânio, sobre os quais se deve adaptar um dispositivo que permita a fixação de um sistema de roldanas e pesos ou recorrer à utilização de uma coroa metálica que rodeie a cabeça, com barras metálicas verticais que devem ser fixadas a um espartilho de gesso ou a um outro aro metálico fixado com pregos à anca.
Para saber mais consulte o seu Especialista em Medicina Desportiva ou o seu Especialista em Medicina Física e Reabilitação ou o seu Ortopedista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
MEDICINA DESPORTIVA
MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃOVer todos
ORTOPEDISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade