Bursite

A inflamação das bolsas serosas é uma doença frequente nas pessoas que praticam desportos ou praticam uma intensa actividade física.

Causas

Topo

As bolsas serosas são sacos repletos de líquido sinovial, semelhante ao que existe no interior das articulações, situados em vários pontos do corpo entre as superfícies dos tecidos submetidos a atritos. A maioria destas bolsas serosas encontra-se perto das articulações e a sua principal função consiste em diminuir o atrito - caso as bolsas serosas não existissem, esse atrito poderia provocar a deslocação dos músculos e dos tendões sobre os tecidos adjacentes.

A inflamação das bolsas serosas pode ser provocada por várias causas. As mais frequentes são os traumatismos ligeiros e repetidos sobre estas estruturas, os traumatismos violentos e os movimentos forçados e repetitivos sofridos pelos músculos adjacentes. Nestes casos, as localizações mais frequentes da bursite costumam ser os cotovelos, os joelhos e os tornozelos.

Para além disso, por vezes, o problema afecta as bolsas serosas que se encontram perto da articulação do ombro, provocando o progressivo endurecimento dos tendões dos músculos da zona que, ao sofrerem tracção em ambos os sentidos, acabam por se deteriorar, originando a inflamação das bolsas serosas.

Por outro lado, dado que algumas doenças, como a gota e a artrite reumatóide, provocam o depósito de cristais e outras substâncias nas bolsas serosas próximas de determinadas articulações, proporcionam a inflamação das ditas bolsas serosas.

Por último, a bursite também pode ser provocada por microrganismos provenientes de outros tecidos infectados, como acontece frequentemente na artrite infecciosa.

Manifestações e tratamento

Topo

O principal sintoma é uma dor local, por exemplo no ombro, no cotovelo ou no joelho, que aumenta de intensidade quando se efectua algum tipo de pressão ou atrito na zona, em muitos casos, impedindo a realização dos movimentos em que a articulação afectada participa. Também se costuma evidenciar através do aparecimento de uma tumefacção na zona onde a bolsa serosa se situa, surgindo avermelhada e quente.

Nos casos em que a doença tem uma evolução crónica, costumam manifestar-se episódios agudos de bursite em que os sinais e sintomas acima mencionados são desencadeados após a realização de determinados movimentos ou actividades físicas.

O tratamento consiste na manutenção da parte do corpo afectada em repouso e na administração de analgésicos e anti-inflamatórios, por vezes aplicados através de injecções locais. Nos casos graves de bursite ou quando existe uma infecção, costuma-se recorrer à realização de uma drenagem da bolsa serosa afectada através de uma simples intervenção cirúrgica.
Para saber mais consulte o seu Ortopedista ou o seu Reumatologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
ORTOPEDISTASVer todos
REUMATOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade