Músculos do corpo humano

O organismo humano é composto por cerca de 600 músculos esqueléticos diferentes, responsáveis pelos movimentos de todo o corpo e de cada um dos vários segmentos corporais.

Músculos da cabeça, da cara e do pescoço

Topo

A cabeça acolhe uma grande quantidade de músculos. Alguns, como os que revestem o crânio, são planos e apresentam uma mobilidade muito limitada, enquanto outros, como o masséter, encarregue da mastigação, são curvos e potentes, sendo capazes de gerar movimentos muito precisos e subtis.

Os músculos responsáveis pela expressão facial são delgados e originam movimentos muito finos, como o supraciliar cuja contracção proporciona ao rosto a expressão de atenção e preocupação, ou o grande zigomático, responsável pelo movimento da boca que proporciona o sorriso.

Os músculos do pescoço são potentes e ágeis, pois têm que suportar, rodar, flectir e estender a cabeça. Os mais volumosos são os esternocleidomastoideus, que percorrem a zona lateral do pescoço, cuja contracção permite rodar a cabeça de um lado para o outro.

Músculos do tronco

Topo

Os músculos do tronco contribuem para que o indivíduo se mantenha de pé, para que este mova o tronco para a frente, para trás e para os lados, aproxime e afaste os membros superiores e inferiores, desenvolva os movimentos respiratórios e garanta suporte e protecção aos órgãos internos.

Os mais volumosos são os peitorais, cuja contracção aproxima os membros superiores do tronco, os da parede anterior do abdómen, que flectem e aproximam os membros inferiores, os dorsais, que provocam os movimentos realizados para subir, e os quadrados lombares, que se estendem ao longo da coluna vertebral, sendo fundamentais para que o indivíduo se mantenha de pé.

Músculos dos membros

Topo

Os membros são constituídos por músculos de todos os tamanhos e formas. Os mais volumosos e potentes imprimem a força necessária para mover os membros e os seus segmentos esqueléticos. Os mais delgados e pequenos, como por exemplo a maioria dos músculos das mãos e dos pés, tornam estes movimentos mais precisos e subtis.

Os músculos mais volumosos dos ombros são os deltóides, que proporcionam os movimentos dos braços para a frente, para trás e para os lados. Nos braços, os mais importantes são os bicípites braquiais, que flectem os antebraços sobre os braços, e os tricípites, que efectuam um movimento inverso.

Os músculos dos membros inferiores são fundamentais para a locomoção e para o indivíduo se manter de pé. Os mais volumosos são os glúteos, que constituem a massa carnosa das nádegas. Os músculos mais importantes das coxas são os quadricípites crurais, que permitem a extensão das pernas, e os bicípites crurais, que as flectem sobre as coxas.

Informações adicionais

Músculos longos, pequenos, volumosos, rápidos e potentes

Topo

• Os músculos mais longos do corpo humano são os costureiros, que se estendem desde a anca até abaixo do joelho, podendo atingir mais de 40 cm de comprimento.

• Os músculos mais pequenos são alguns dos que movem os pequenos ossos do ouvido médio, tendo apenas 1mm de comprimento.

• Os músculos mais volumosos são os grandes glúteos, que se encontram nas nádegas.

• Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

• Os músculos mais potentes, ou seja, os que podem gerar uma maior pressão sobre um determinado ponto, são os masséteres, cuja função é movimentar e permitir a mastigação.

Para saber mais consulte o seu Ortopedista ou o seu Reumatologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
ORTOPEDISTASVer todos
REUMATOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade