É a inflamação do tecido encefálico, normalmente provocada por uma infecção viral.
Causas
Topo 
Existem vários mecanismos que podem provocar uma encefalite. Na verdade, em algumas situações, pode ser originada por uma agressão directa ao encéfalo por parte de vírus com uma especial afinidade pelo tecido nervoso, como os do herpes, da raiva, da poliomielite e outros, pertencentes ao grupo dos arbovírus, transmitidos através de picadas de mosquitos e carraças. Noutros casos, é provocada por micróbios que danificam o encéfalo ao longo de uma infecção geral, como os vírus da gripe, do sarampo ou da parotidite, entre outros, e com menor frequência por várias bactérias e protozoários.
Por último, existem casos em que a inflamação encefálica é provocada por uma reacção imunitária anómala desencadeada por uma infecção viral geral, como o sarampo.
Manifestações
Topo 
A doença costuma começar por evidenciar os sinais e sintomas típicos de uma infecção virai, como febre, mal-estar geral e dores musculares, e só depois as manifestações próprias da danificação do encéfalo e das membranas que o revestem. De facto, em muitos casos, a encefalite está associada a uma inflamação das meninges (meningencefalite), surgindo sinais e sintomas característicos como dor de cabeça, vómitos e rigidez da nuca. A inflamação encefálica pode ser mais ou menos intensa e difusa. Para além da dor de cabeça, é possível enumerar outras manifestações: tonturas, perturbações na visão, crises convulsivas, problemas motores, problemas da sensibilidade, alterações do comportamento (por um lado, irritabilidade e agitação; por outro lado, apatia e indiferença) e perturbações da consciência que, nos casos mais graves, podem evoluir para um estado de coma, colocando a vida do paciente em perigo devido à insuficiência das funções vitais.
Evolução
Topo 
A gravidade da situação, evolução e possíveis sequelas variam bastante e de forma imprevisível de caso para caso consoante, entre outros factores, o microorganismo causador e a idade do paciente, pois a encefalite é mais grave nas crianças pequenas e nos idosos. Embora a doença possa dar origem a poucos sintomas, pode também dar lugar a manifestações muito alarmantes, nas quais, passado o período crítico e a convalescença mais ou menos prolongada, se obtém a recuperação total. Por outro lado, noutros casos, é possível que ao longo da evolução da doença se desenvolva alguma complicação fatal, de maneira imprevisível. Para além disso, caso o processo inflamatório provoque a destruição dos neurónios, pode originar várias sequelas irreversíveis de diversa natureza, como problemas auditivos, paralisias, perturbações mentais, etc.
Informações adicionais
Prevenção
Topo 
Existem algumas formas de encefalite que podem ser prevenidas através da vacinação contra doenças que, na sua evolução, podem provocar essa complicação. O caso mais evidente corresponde ao sarampo, uma doença "banal" que, embora apenas numa reduzida percentagem de casos, pode originar uma encefalite de prognóstico grave - a sistemática vacinação contra o sarampo durante a infância constitui a melhor forma de prevenção contra este perigo.