Doença de Whipple

É uma doença crónica, de origem supostamente infecciosa, caracterizada pelo desenvolvimento de lesões intestinais que causam diarreias, muitas vezes acompanhadas de febre e dores nas articulações.

Causas e manifestações

Topo

Esta doença, pouco frequente, costuma aparecer a partir da terceira década de vida, com maior incidência entre os 40 e os 70 anos. As suas manifestações costumam evoluir progressivamente, ainda que por vezes alternem períodos de agudização com outros de relativa normalidade.

A origem da doença não se conhece com exactidão, ainda que tudo aponte para que seja causada por um microorganismo que ataca as paredes do intestino. Em alguns casos, foi possível identificar alguns microorganismos, mas não podemos atribuir-lhes toda a responsabilidade, pois estão igualmente presentes no intestino de pessoas saudáveis. Por isso, pensa-se que a doença se deve a um agente infeccioso, porém não identificado, ou a um conjunto de bactérias que só atacam em pessoas especialmente predispostas.

A principal manifestação é a diarreia, com frequentes evacuações líquidas, precedidas por uma dor abdominal aguda que desaparece após as defecções. As lesões do intestino impedem a adequada absorção dos alimentos, o que provoca uma grande perda de peso, debilidade, mal-estar e outros sintomas correspondentes à carência de diversos nutrientes essenciais para o organismo.

Na maior parte dos pacientes, também aparecem manifestações nas articulações, quer sejam simples dores episódicas ou casos de inflamação (artrites) - nesta situação, surgem com uma aparência tumefacta e avermelhada. A artrite é inconstante e afecta cada vez mais as distintas articulações, apesar de constituir, por vezes, o primeiro sinal da doença, precedendo em vários anos a diarreia.

Metade dos pacientes sofre intermitentemente de febre, com aumentos de temperatura que não superam os 38-39°C.

Tratamento

Topo

O tratamento baseia-se na administração de antibióticos contra os agentes infecciosos responsáveis pela doença. A terapia antibiótica alcança uma melhoria ao fim de poucos dias do seu início, mas deve manter-se durante alguns meses para garantir a sua total eficácia. Além disso, costuma-se administrar também complementos de minerais, vitaminas e outros nutrientes para responder às deficiências derivadas da pobre absorção intestinal.

Informações adicionais

Melhoria no prognóstico

Topo

Outrora, a doença de Whipple, cuja origem era ignorada,costumava ser fatal. Felizmente, hoje em dia, sabe-se que na sua origem intervêm certos microorganismos infecciosos e a doença pode curar-se com a administração de medicamentos antibióticos.

Para saber mais consulte o seu Gastroenterologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
GASTROENTEROLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade