Rins

Os rins encarregam-se da limpeza dos resíduos tóxicos presentes no sangue e da sua posterior eliminação do corpo através da urina.

O papel dos rins é extremamente importante para o correcto funcionamento do organismo, pois a sua função principal, para além da de regular o equilíbrio dos líquidos e sais no organismo, é filtrar o sangue que continuamente circula pelo corpo, de modo a que este se liberte dos resíduos do metabolismo cuja acumulação se tornaria tóxica. Trata-se de um processo complexo e muito delicado que os rins, graças a sua especial estrutura anatómica e ao seu funcionamento específico, efectuam ininterruptamente, embora o produto da sua actividade - a urina - apenas seja eliminado periodicamente com as micções.

Na verdade, o funcionamento dos rins depende de uma grande quantidade de factores, tendo por isso que se adaptar as necessidades de cada momento, o que se reflecte na composição da urina, por vezes muito concentrada e outras mais diluída, mais ou menos repleta de determinados resíduos do metabolismo... De facto, a composição da urina reflecte a do sangue e, consequentemente, o funcionamento de todo o organismo. Não é estranho, portanto, que a análise de urina constitua um dos exames mais solicitados pelos médicos para avaliar a actividade renal, o estado geral de saúde e outras doenças de diferentes órgãos.

A deterioração da actividade dos rins pode provocar o aparecimento de inúmeros problemas que podem pôr a própria vida em perigo - é essencial eliminar as impurezas do sangue. Felizmente, o engenho humano idealizou um método para substituir artificialmente, embora de forma parcial, a actividade renal: a diálise, uma técnica terapêutica cujos princípios básicos são enumerados neste capítulo.

Para saber mais consulte o seu Nefrologista ou o seu Urologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
NEFROLOGISTASVer todos
UROLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade