Tiroidite

A inflamação da tiróide é uma doença de origem variada, com evolução distinta conforme o caso.

Tipos

Topo

Tiroidite aguda infecciosa. Este tipo de tiroidite é provocado pela proliferação de microorganismos que chegam à glândula com a circulação sanguínea ou através de uma ferida no pescoço. Surge bruscamente, com uma dor no pescoço que dificulta a deglutição, mal-estar geral e febre elevada. Por vezes, a inflamação é tão acentuada que comprime as estruturas vizinhas, originando sintomas específicos. A resolução do problema passa pela antibioterapia.

Tiroidite aguda de De Quervain. A origem deste tipo de tiroidite ainda não é perfeitamente clara, embora se pense que possa ser provocado por uma infecção viral. Para além disso, em alguns casos, surge como complicação de uma infecção respiratória, podendo manifestar-se também durante doenças como sarampo, parotidite ou gripe. A inflamação da glândula é gradual, sendo acompanhada por febre e debilidade. De facto, ao fim de alguns dias, a tiróide duplica ou triplica o seu volume, num processo acompanhado por uma dor mais ou menos intensa no pescoço. A sua evolução leva semanas ou meses. Embora inicialmente possa ocorrer um aumento da actividade da tiróide, com sinais e sintomas típicos de hipertiroidismo, gradualmente esta vai regressando à normalidade, pois a doença cura-se de maneira espontânea e a tiróide recupera o seu tamanho normal ao fim de dois a seis meses.

Tiroidite crónica de Hashimoto. É o  tipo de  tiroidite mais  frequente,  afectando  cerca  de 70 a 80  pessoas por cada 100 000 habitantes, sendo mais comum entre as mulheres. Costuma ser provocada por uma doença auto-imune, devido à qual o organismo elabora anticorpos anómalos que actuam contra as células tiróideas. A evolução é pouco notória, pois o lento crescimento da glândula não é acompanhado de qualquer sinal ou sintoma. Ao fim de um período de tempo variável, normalmente alguns anos, a dilatação da glândula provoca bócio, ou seja, o aparecimento de uma proeminência no pescoço, por vezes pequena, mas noutros casos volumosa. Em algumas situações, o processo inflamatório pode ser controlado com a administração de potentes anti-inflamatórios do tipo corticóides - porém, estes fármacos, por vezes, não são totalmente eficazes para travar a evolução. Caso o bócio atinja grandes dimensões, pode ser necessário recorrer à cirurgia.

Tiroidite crónica de Riedel. Muito menos frequente, esta forma de tiroidite, de origem desconhecida, caracteriza-se pela acumulação de tecido fibroso na tiróide e tecidos circundantes, provocando endurecimento e deformação da glândula. De início pouco notória, esta tiroidite vai lentamente provocando o aumento assimétrico da glândula, que adopta uma consistência dura e inchada no pescoço. Se for muito grande, pode comprimir as estruturas vizinhas e provocar problemas respiratórios ou nos movimentos do pescoço.

Informações adicionais

O médico responde

Topo

Há alguns dias, o meu irmão apareceu com um inchaço muito doloroso no pescoço, tendo-lhe sido diagnosticada uma tiroidite. Após receitar-lhe antibióticos, o médico assegurou-lhe que recuperaria rapidamente, sem qualquer sequela, mas tenho um colega de trabalho que afirma que o tratamento de uma tiroidite passa pela administração de medicamentos durante toda a vida. Como é possível uma diferença tiro grande?

Em primeiro lugar, deve-se ter em conta que existem vários tipos de tiroidite, com distinta evolução e diferentes consequências. Relativamente ao tratamento indicado pelo médico, o mais provável e que o seu irmão sofra de uma tiroidite aguda infecciosa, que se costuma curar em pouco tempo e só em casos muito raros origina problemas persistentes. Por outro lado, o seu colega de trabalho deve ser afectado por uma tiroidite crónica, que normalmente provoca uma progressiva destruição da glândula, originando um défice da sua produção hormonal, o qual deve ser compensado por um tratamento de substituição geralmente durante toda a vida.

Para saber mais consulte o seu Endocrinologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
ENDOCRINOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade