Tiróide e paratiróide

A tiróide é uma pequena glândula endócrina situada na parte anterior do pescoço, cujas secreções controlam o metabolismo orgânico.
De facto, a tiróide é uma glândula muito especial, com uma função extremamente importante, pois os efeitos das suas hormonas afectam todo o organismo, ou seja, tendo em conta que estimulam a combustão celular, activam o metabolismo e a produção de calor.

A tiróide é uma pequena glândula endócrina situada na parte anterior do pescoço, cujas secreções controlam o metabolismo orgânico.

De facto, a tiróide é uma glândula muito especial, com uma função extremamente importante, pois os efeitos das suas hormonas afectam todo o organismo, ou seja, tendo em conta que estimulam a combustão celular, activam o metabolismo e a produção de calor. Para além disso, ao longo da infância, as hormonas tiróideas influenciam decisivamente a maturação do sistema nervoso e o crescimento corporal, condicionando o desenvolvimento físico e mental.

A doença mais comum da tiróide é a sua dilatação, pois provoca uma proeminência visível no pescoço, que se denomina de bócio. Todavia, este crescimento excessivo da glândula, com inúmeras causas, nem sempre te repercussões no seu funcionamento, como acontece no bócio simples, sendo por vezes acompanhado por insuficiência na actividade da tiróide. Esta insuficiência pode corresponder a uma produção hormonal deficiente, denominando-se hipotiroidismo, ou a uma produção hormonal excessiva, o que se denomina de hipertiroidismo. Ambas as situações originam várias manifestações que, por vezes, podem comprometer consideravelmente a qualidade de vida.

Por outro lado, as paratiróides são quatro pequenas glândulas que produzem uma hormona destinada a regular a concentração sanguínea de cálcio, um mineral presente nos ossos, participando igualmente em inúmeras funções orgânicas, sobretudo na actividade neuromuscular. Por isso, qualquer alteração no funcionamento destas glândulas, quer seja por défice ou por excesso, origina inúmeras repercussões e provoca graves problemas de saúde.
Para saber mais consulte o seu Endocrinologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
ENDOCRINOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade