Insuficiência respiratória e cancro do pulmão

Uma insuficiência na função respiratória provoca inúmeras alterações orgânicas que podem, nos casos mais graves, colocar a própria vida em perigo

Em alguns casos, corresponde a uma insuficiência respiratória aguda, de aparecimento súbito; noutros casos, trata-se de uma doença crónica, cuja evolução é prolongada. No entanto, existe um problema básico comum a todos os casos: ao realizar a troca de gases entre o ar e o sangue a nível pulmonar, a insuficiência respiratória torna a concentração sanguínea de oxigénio inadequada para satisfazer as necessidades dos tecidos do organismo, os quais utilizam este elemento como combustível fundamental para manter o seu metabolismo. Caso a insuficiência respiratória se desenvolva de maneira progressiva, o organismo pode suportá-la até um determinado ponto, mas à custa de uma perda da qualidade de vida, por vezes notória.

A situação mais dramática corresponde à paragem respiratória, ou seja, uma total interrupção da actividade dos pulmões, que coloca imediatamente a vida do indivíduo em perigo. Nesta situação, é possível que se consiga evitar o desenlace fatal, se o problema causador for reversível e se houver uma actuação imediata, pelo menos até chegar a assistência médica. É por isso que, nestes casos, os primeiros socorros adquirem uma grande importância, devendo ser efectuados por quem está junto da vítima.

Embora existam várias doenças que podem afectar o aparelho respiratório, há uma particularmente grave: o cancro broncopulmonar, uma das principais causas de morte, especialmente nos países industrializados. Por conseguinte, é importante que se conheçam as características desta perigosa doença e, sobretudo, as suas causas. Uma das principais, o tabagismo, é algo que pode ser evitado, na medida em que não fumar ou abandonar o hábito quando já se fumador pode consistir numa verdadeira medida profiláctica.
Para saber mais consulte o seu Oncologista ou o seu Pneumologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
ONCOLOGISTAS
PNEUMOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade