O vómito corresponde à violenta expulsão pela boca da matéria presente no estômago, geralmente precedido ou acompanhado por náuseas, mal-estar geral, sensação de debilidade, palidez e suores.
O vómito corresponde à violenta expulsão pela boca da matéria presente no estômago, geralmente precedido ou acompanhado por náuseas, mal-estar geral, sensação de debilidade, palidez e suores. Trata-se de um reflexo desencadeado por uma activação do centro do vómito (uma zona específica do sistema nervoso situada no tronco encefálico) perante diversos estímulos químicos, físicos e até psicológicos. As causas do vómito são assim numerosas e muito variadas, já que podem corresponder, entre outros motivos, tanto a problemas do aparelho digestivo, que activam o centro do vómito, como a alterações extradigestivas, que o estimulam de maneira reflexa, ou a patologias intracranianas, que provocam a sua estimulação directa. A gravidade do vómito é, por isso mesmo, muito variável, questão que se deve ter sempre presente, pois tanto se pode tratar de um problema banal que se cura espontaneamente, sem provocar grandes prejuízos, como pode evidenciar um problema muito sério que requeira um tratamento urgente.
Informações adicionais
Tipos de vómito
Topo 
Distinguem-se diferentes tipos de vómito, segundo o aspecto e a natureza da matéria expulsa:
•Vómitos alimentares: a matéria vem do estômago, contendo suco gástrico e restos de alimentos intactos ou pouco digeridos.
•Vómitos biliosos: a matéria vem do intestino delgado e o seu aspecto apresenta, devido à bílis, um tom esverdeado.
•Vómitos fecalóides: a matéria vem do intestino grosso e tem um aspecto acastanhado, pois contém matéria fecal.
•Vómitos hemáticos (hematémese): contêm restos de sangue provenientes de uma hemorragia digestiva, podendo tratar-se de sangue fresco de cor vermelha viva, sempre que a hemorragia se localize na parte superior do tubo digestivo, ou de uma matéria escura e granulada, com aspecto de sedimento de café, sempre que o sangue venha de sectores mais inferiores do tubo digestivo e já se encontre parcialmente digerido.