Traqueia e brônquios

A traqueia e os brônquios são os canais que permitem a comunicação entre os pulmões e as vias respiratórias.

A traqueia é um órgão tubular que se inicia após a laringe, atravessa o pescoço e, já no tórax, se bifurca para dar origem aos dois brônquios principais, canais que se ramificam repetidas vezes, de modo a que o seu calibre diminua, para se converterem em inúmeros e finos canais inseridos no seio do tecido pulmonar. A missão da traqueia e da árvore brônquica é muito concreta, pois constituem as vias respiratórias inferiores, através das quais o ar chega até aos pulmões em cada inspiração e sai para o exterior em cada expiração. Qualquer doença que afecte estes canais pode, assim, ter uma repercussão muito grave, ou seja, a diminuição mais ou menos acentuada da ventilação pulmonar, com a consequente insuficiência respiratória.

Existem inúmeras doenças próprias das vias respiratórias inferiores, embora se destaquem pela sua frequência e gravidade os processos inflamatórios, a bronquite aguda e a bronquite crónica, as dilatações brônquicas (denominadas bronquiectasias) e a asma brônquica.

Deve-se salientar que existe uma outra doença grave dos brônquios: o cancro broncopulmonar ("Insuficiência respiratória e cancro do pulmão").
Para saber mais consulte o seu Cirurgião Cardiotorácico ou o seu Pneumologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
CIRURGIÕES CARDIOTORÁCICOSVer todos
PNEUMOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade