Laringe

A laringe constitui o início das vias respiratórias inferiores, mas destaca-se por ser o órgão da fonação.

A laringe é um canal que se situa na parte média e anterior do pescoço, estando ligado na parte de trás a faringe e na parte de baixo a traqueia. 0 ar inspirado pelo nariz ou pela boca atravessa a laringe ao longo do seu percurso para os pulmões e o mesmo processo acontece durante a expiração com o ar proveniente dos pulmões no seu caminho para o exterior. A respiração só é efectuada com normalidade, se o órgão estiver a funcionar na sua perfeita normalidade e não oferecer qualquer tipo de resistência a passagem do ar.

Todavia, a laringe tem outra missão igualmente importante, pois é nela que são produzidos os sons que caracterizam a voz. E no seu interior que se encontram as cordas vocais, um par de bandas fibrosas que, quando estão tensas, vibram perante a passagem da corrente de ar proveniente dos pulmões, emitindo sons que posteriormente serão modulados pela boca e seios perinasais.

As alterações da laringe caracterizam-se por originarem dois tipos de manifestações: por um lado, um certo grau de dificuldade respiratória, de maior intensidade nas crianças, pois o órgão é mais estreito na infância; por outro lado, alterações da voz como rouquidão e afonia. A maioria das doenças laríngeas (muito frequentes) é incómoda, mas benigna. Contudo, existem algumas evidentes excepções, que se podem tornar perigosas, pois provocam uma grave obstrução respiratória, sobretudo nas crianças; noutras situações, a sua evolução natural é nefasta, como acontece em caso de cancro. Por isso, é importante não subestimar os sintomas que fazem suspeitar de uma doença laríngea - deve-se consultar o médico perante qualquer dificuldade respiratória aguda ou rouquidão persistente.
Para saber mais consulte o seu Otorrinolaringologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
OTORRINOLARINGOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade