Nariz e seios perinasais

0 nariz põe em contacto o aparelho respiratório com o exterior, constituindo a via natural de acesso do ar para o interior do organismo.

Enquanto atravessa o nariz, o ar inspirado é purificado e ao mesmo tempo preparado para chegar aos pulmões em condições perfeitas de temperatura e humidade. O nariz constitui-se, assim, como um verdadeiro filtro que obstrui a passagem das partículas que flutuam no ar, pois os típicos pêlos presentes em redor dos orifícios nasais impedem a passagem das maiores, enquanto que as mais pequenas são obstruídas pela pegajosa película de muco que reveste o interior das fossas nasais. Contudo, o muco não serve apenas para que as partículas estranhas adiram a sua superfície, pois o seu elevado conteúdo aquoso proporciona ao ar inspirado um óptimo grau de humidade, para que este não Pique muito seco e irritante para as vias respiratórias. Graças a significativa rede vascular superficial, o ar também pode aquecer, caso seja necessário, ao longo da sua passagem pelo nariz, chegando a alcançar nas épocas frias a temperatura ideal para penetrar nas vias aéreas e chegar aos pulmões sem se tornar prejudicial. Além de purificar o sangue, o nariz desempenha duas outras funções importantes. Por um lado, é a sede do olfacto, o sentido que nos proporciona prazer ao possibilitar-nos a percepção de aromas e fragrâncias agradáveis e nos alerta na detecção de odores suspeitos. Por outro lado, actua como caixa de ressonância quando falamos, como é evidente na característica "voz nasal" após um resfriado, surgindo quando o nariz está obstruído.

Também participam nesta função outras estruturas, como os seios perinasais. No entanto, este não é o único motivo para se falar conjuntamente do nariz e dos seios perinasais, como acontece neste capítulo, pois existe um outro muito mais relevante: qualquer alteração numa destas estruturas tem graves repercussões na outra, o que faz com que, por vezes, as suas doenças estejam tão interligadas ou sobrepostas que apenas é possível distinguir a origem.
Para saber mais consulte o seu Otorrinolaringologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
OTORRINOLARINGOLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade