Doenças da coagulação

A coagulação é um processo fisiológico com vista a prevenir e a travar as hemorragias, em que participam vários elementos presentes no sangue.

Em condições normais, os mecanismos da coagulação são activados após a produção de uma solução de continuidade (ferimento) na parede de um vaso sanguíneo. A partir daí, existem vários elementos presentes no sangue que sofrem uma complexa série de sucessivas transformações, as quais provocam a formação de um coágulo sanguíneo, ou seja, de uma massa sólida que encerra o local de ruptura de um vaso e impede a saída de sangue do seu interior; posteriormente, quando a ferida vascular cicatriza, o coágulo dissolve-se, completando-se assim o processo.

Todavia, como os mecanismos da coagulação sanguínea são muito complexos e envolvem uma grande diversidade de elementos, existem muitas circunstâncias e doenças que, directa ou indirectamente, podem alterar o seu normal funcionamento.

Por um lado, existem várias doenças que de uma ou outra maneira podem inibir, travar ou bloquear em algum ponto o processo de coagulação sanguínea e, por isso, manifestam uma tendência para o aparecimento de hemorragias.

Por outro lado, também existem inúmeras alterações ou circunstâncias que podem desencadear, acelerar ou estimular os mecanismos de coagulação, podendo manifestar-se pela produção de coágulos formados no interior do aparelho cardiovascular que não cumprem a sua missão de travar uma hemorragia, podendo obstruir o fluxo sanguíneo.
Para saber mais consulte o seu Hematologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
HEMATOLOGISTAS
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade