Divertículos e sofágicos

Um divertículo esofágico é uma dilatação localizada na parede do esófago, que constitui uma espécie de saco ligado directamente à entrada do órgão.

Tipos e causas

Topo

Distinguem-se, segundo a sua diferente localização, diversos tipos de divertículos esofágicos. O mais frequente é o chamado divertículo de Zenker, localizado na primeira parte do esófago. O seu desenvolvimento deve-se a uma descoordenação do esfíncter esofágico superior, o qual, caso não se relaxe adequadamente durante a deglutição, provoca a retenção do alimento durante alguns momentos no sector inicial do esófago, exercendo uma grande pressão sobre as suas paredes. Com a passagem dos anos, essa pressão provoca a formação de um saco cada vez maior.

Outro tipo, hoje em dia pouco frequente, é o divertículo esofágico médio, que se produz como complicação da tuberculose pulmonar. Esta doença infecciosa provoca uma inflamação dos gânglios linfáticos presentes no interior do tórax, alguns dos quais, ao aderirem à parede externa do esófago, exercem uma tracção que acaba por provocar a formação de um divertículo.

Por último, o divertículo epifrénico corresponde a uma dilatação do segmento inferior do esófago, provocada por uma pressão elevada e persistente no interior do órgão.

Manifestações

Topo

Os divertículos esofágicos costumam ser assintomáticos, embora provoquem ocasionalmente dificuldades na deglutição. Além disso, caso fiquem retidos alimentos no interior das paredes do esófago, é possível que provoquem regurgitações de sabor muito desagradável e, inclusive, mau hálito.

O divertículo de Zenker provoca, inicialmente, uma sensação de secura e de corpo estranho na garganta, originando na pessoa afectada rouquidão e tosse. Com o passar dos anos, o saco vai aumentando, retendo no seu interior quantidades cada vez maiores de alimentos. É possível que, então, surjam dificuldades em deglutir e regurgitações, sobretudo sempre que seja adoptada a posição horizontal. Por vezes, surgirá após as refeições um inchaço no pescoço, geralmente no lado esquerdo, sinal de que o divertículo está cheio de alimentos.

O divertículo esofágico médio muito raramente provoca sintomas muito evidentes, pois não costuma alcançar um grande tamanho.

O divertículo epifrénico somente apresenta sintomas quando é muito grande, provocando dor na parte superior do abdómen e, devido à sua proximidade com o diafragma, crises de soluços, além de incómodos na deglutição e regurgitações.
Para saber mais consulte o seu Cirurgião Geral ou o seu Gastroenterologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
CIRURGIÕES GERAISVer todos
GASTROENTEROLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade