Esplenectomia

A esplenectomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na extracção do baço, um órgão que, entre outras funções, destrói os glóbulos vermelhos envelhecidos.

A esplenectomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na extracção do baço, um órgão que, entre outras funções, destrói os glóbulos vermelhos envelhecidos. Esta operação costuma ser indicada quando se produz uma ruptura do baço, como consequência de acidentes, com importantes traumatismos na zona abdominal, o que pode provocar hemorragias muito intensas que podem pôr a própria vida da vítima em perigo, pois a sua reparação é extremamente difícil. De qualquer forma, o objectivo principal da cirurgia é a sua acção terapêutica em diferentes doenças, sobretudo em caso de determinadas formas de anemia hemolítica, nas quais se atribui ao baço uma actividade exagerada (hiperesplenismo) responsável pela destruição excessiva dos glóbulos vermelhos.

A intervenção efectua-se sob anestesia geral e não costuma originar grandes complicações. Normalmente, o paciente costuma ter alta hospitalar uma semana após a intervenção cirúrgica, podendo retomar as suas actividades normais. A ausência do baço não provoca grandes incómodos, pois não se trata de um órgão vital e as suas funções podem ser assumidas por outros tecidos.
Para saber mais consulte o seu Cirurgião Geral ou o seu Hematologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
CIRURGIÕES GERAISVer todos
HEMATOLOGISTAS
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade