Doenças dos glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos têm uma função essencial para a vida, pois transportam o oxigénio para todas as células do corpo. É por isso que as suas anomalias têm graves repercussões em todo o organismo.

Os glóbulos vermelhos têm uma função essencial para a vida, pois transportam o oxigénio para todas as células do corpo. É por isso que as suas anomalias têm graves repercussões em todo o organismo.

A mais frequente alteração corresponde à anemia, uma doença caracterizada por ma significativa diminuição da concentração de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos e que se encarrega do transporte do oxigénio dos pulmões para todas as partes do corpo. Trata-se de um problema extremamente comum, de tal forma que se investiga a sua existência em qualquer consulta médica, até mesmo num qualquer exame auxiliar de diagnóstico, porque muitas vezes provoca sinto mas tão atípicos que passam despercebidos aos próprios pacientes até a situação se tornar crítica. Na verdade, existem vários tipos de anemia e as suas causas podem ser muito variadas, embora as manifestações sejam sempre semelhantes, umas vezes ligeiras, mas outras de extrema gravidade. Por isso, é muito importante conhecer as diferentes classes de anemia, os mecanismos responsáveis pelo seu aparecimento e, tendo em conta estes elementos, as medidas oportunas tanto para a sua prevenção, caso seja possível, como para o seu tratamento.

Outra alteração própria dos glóbulos vermelhos é a poliglobulia, designação atribuída ao aumento do seu número no sangue, sendo por vezes uma resposta fisiológica normal perante diversas circunstâncias; porém, noutras ocasiões é uma doença que requer o devido diagnóstico e o oportuno tratamento...

Para saber mais consulte o seu Hematologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
HEMATOLOGISTAS
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade