http://www.hospitalcruzvermelha.pt/hospital/noticias/CirurgiacardacainditaemPortugalrealizadacomxi
A evolução da medicina dentária nas suas diversas áreas de actuação é um facto inegável entre os profissionais desta área em todo o mundo. A par desta evolução surgem novas dificuldades e desafios.
A preocupação com a segurança na saúde torna essencial que todos os utentes, em particular os idosos por serem maioritariamente polimedicados, possuam uma lista completa e atualizada da sua medicação. Assim, propusemo-nos avaliar a qualidade dos registos eletrónicos de medicação prolongada.
Objectivos: determinar se a desparasitação intestinal sistemática com anti-helmínticos, em idade pediátrica, influencia o desenvolvimento estaturo-ponderal, cognitivo, o aproveitamento escolar e a morbimortalidade.
Eu digo sim, mas com informação para apoiar a decisão.
A amamentação é um tema muito vasto pois tem várias implicações a nível da mulher e da criança. Assim, hoje vou-me ficar por algumas “dicas” que acho mais importantes para as mães de “primeira viagem”, já que é difícil dar de mamar. De referir que estes conselhos são baseados nos meus conhecimentos enquanto profissional de saúde mas igualmente (e se calhar até de forma mais vincada) pela minha experiência pessoal – amamentei os meus príncipes nos primeiros 6 meses de vida em exclusivo e tive o privilégio de poder manter a amamentação por mais uns meses, recorrendo também ao armazenamento do meu leite.
A febre define-se como uma elevação da temperatura corporal superior a 38,5°C se medida a nível rectal ou 37,5°C se a nível axilar.
As convulsões febris são assustadoras para qualquer um. Pessoalmente, só o pensamento de que pudesse acontecer a um dos meus sempre foi assustador!
E se o é para mim, imagino que o seja também para os outros. Tenho amigos próximos que já tiveram a experiência e o pânico da família é tremendo, tal como o receio de outros cuidadores, como os educadores, quando têm uma criança com estes antecedentes a seu cargo.