João António de Almeida, nasceu a 9 de Julho de 1947, em Guimarães.
Terminou a licenciatura em Medicina em 1974, com a classificação de 15 valores, na Universidade de Coimbra.
De 1 de Dezembro de 1974 a 31 de Janeiro de 1977, fez o Internato de Policlínica no Centro Hospitalar de Coimbra.
Cumpriu o Serviço Médico à Periferia durante 1 ano, iniciando-o em 1 de Fevereiro de 1997.
Terminou o Internato Complementar de Cardiologia em 26 de Janeiro de 1984, no Centro Hospitalar de Coimbra, tendo feito estágios no Hospital de S. João - Porto e na Unidade Médica - Cirúrgica de Cardiologia Pediátrica no Centro Especial " Ramon Y Cajal " - Madrid, obtendo a classificação de 19 valores (1º lugar).
Inscrito na Ordem doa Médicos em 31/01/1977.
Obteve o título de Especialista de Cardiologia pela Ordem dos Médicos, tendo sido aprovado por "unanimidade e distinção".
Inscrito no Colégio da Especialidade de Cardiologia em 31/10/1984.
Em 15 de Julho de 1985, concorre ao Concurso de Provimento para um Lugar de Assistente Hospitalar, obtendo o 2º lugar, com 18,3 valores (entre 13 candidatos).
Exerceu funções como Assistente de Cardiologia no Hospital da Figueira da Foz até ser transferido a seu pedido para o então Hospital Distrital de Guimarães, onde iniciou a sua actividade em Setembro de 1987.
Teve oportunidade de colaborar de forma activa e mais tarde como responsável máximo na organização e apetrechamento de um Serviço de Cardiologia, que se encontrava numa fase rudimentar quando chegou a Guimarães.
Em 1989, obteve o Grau de Consultor de Cardiologia, passando a exercer funções como Assistente Graduado de Cardiologia.
Em 1993, foi nomeado Responsável pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães (actual Centro Hospitalar do Alto Ave).
Foi provido no lugar de Chefe de Serviço de Cardiologia desse Hospital em Novembro de 1995, com a classificação de 19 valores.
Em 12/09/94, é convidado para o cargo de Director desse Serviço, funções exercidas durante quase 17 anos, e que terminou em 31/05/11, por aposentação a seu pedido.
Participou como palestrante ou moderador em mais de 110 Reuniões Científicas.
Participou em mais de 150 trabalhos científicos, a maior parte publicados em revistas nacionais e alguns em revistas internacionais.
Foi Investigador Principal nos seguintes ensaios internacionais multicêntrico, na área da Cardiologia, nomeadamente no ambito da doença coronária aguda e crónica e HTA:
• CORE
• PARAGON A
• ASSENT II
• GUSTO IV
• VALUE
Participou ainda nos estudos:
• Trombólise em Portugal. Estudo Cooperativo Nacional.
• Estudo Farmacoepidemiológico da Prevenção Secundária da Doença Coronária,
fazendo parte do "Stering Committe"
Foi investigador no:
• Registo Nacional das Síndromes Coronárias Agudas
Fez parte da Comissão de Ética do seu Hospital desde o início do seu funcionamento, em 31/10/92 até 10/05/95.
Formou a Liga de Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira.
Pertence às seguintes Sociedades Científicas:
• Sociedade Portuguesa de Cardiologia
• European Society of Cardiology
• Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia
Paralelamente à actividade no SNS, sempre esteve profissionalmente activo no ambito da medicina privada:
• Venerável Ordem Terceira de S. Francisco - Guimarães (desde 1987)
• Centro de Estudos do Coração, em Guimarães (desde 1991)
• Hospital Privado de Guimarães (desde Junho de 2012).