Infecções provocadas por fungos e protozoários

Existem várias doenças infecciosas parasitárias muito comuns, sobretudo nas regiões quentes do planeta, provocadas por fungos e protozoários.

Os fungos são microorganismos unicelulares ou pluricelulares que se desenvolvem, preferencialmente, em condições ambientais de humidade. Algumas espécies conseguem infectar o organismo e originar lesões de maior ou menor gravidade, provocando as doenças normalmente designadas micoses.

Por outro lado, os protozoários são microorganismos unicelulares que se costumam desenvolver ao longo de um ciclo bastante complexo, já que compreende vários estádios e envolve as várias espécies de animais que parasitam. Alguns protozoários conseguem penetrar no organismo do ser humano e provocar alterações mais ou menos sérias. Os problemas originados pelos protozoários são designados protozooses e pertencem ao grupo das parasitoses.

Ao longo das primeiras páginas deste capítulo, iremos abordar as micoses internas, ou seja, as que afectam os tecidos e órgãos internos. Em seguida, enumeramos as protozooses de maior incidência e gravidade, nomeadamente a amebíase, o paludismo, a toxoplasmose, a leishmaniose, a doença de Chagas e a doença do sono.

As protozooses são uma série de problemas bastante frequentes e com repercussões sociais incalculáveis. Em primeiro lugar, devido ao facto de se evidenciarem, sobretudo, em áreas tropicais ou subtropicais economicamente desfavorecidas, que não têm os recursos necessários para que se efectuem o seu diagnóstico e tratamento oportunos, pois estima-se que apenas as complicações graves do paludismo provocam a morte de aproximadamente 2 milhões e meio de pessoas por ano. Em segundo lugar, porque também afectam com alguma frequência as pessoas imunodeprimidas, nas quais adquirem uma específica gravidade. De facto, a candidíase esofágica e a toxoplasmose encontram-se entre as infecções oportunistas mais comuns e graves nos pacientes com SIDA indevidamente tratados.
Para saber mais consulte o seu Infecciologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade