Doenças mentais

As doenças mentais designam uma extensa série de problemas que se caracterizam por uma perturbação na relação do indivíduo com o meio que o rodeia e com as funções superiores do sistema nervoso central.

O sistema nervoso tem a missão de coordenar as várias funções corporais e de facilitar a adaptação do organismo ao meio que o rodeia. A maioria destas funções (como, por exemplo, a frequência cardíaca, o grau de dilatação das pupilas, o sono, a boa ou má disposição) é controlada de forma inconsciente e involuntária pelas estruturas nervosas subcorticais. No entanto, existem muitas outras actividades que necessitam, pelo menos até um determinado ponto, da intervenção consciente e voluntária do córtex cerebral, como acontece, por exemplo, no caso das denominadas funções nervosas superiores ou intelectuais: a capacidade de raciocínio, o pensamento, a memória, a aprendizagem, a linguagem e o comportamento.

As doenças mentais integram um grupo de doenças relacionadas com a neurologia, a psiquiatria e a psicologia, cuja origem, muitas vezes pouco clara, deriva da participação de factores genéticos, constitucionais, neurofisiológicos, educativos, culturais e psicossociais.

As manifestações e a gravidade das doenças mentais são extremamente variáveis. Em certos casos, como acontece nas neuroses, são problemas relativamente ligeiros ao nível da personalidade, considerada o conjunto de acções psicossociais e de comportamentos que expressam as características de um indivíduo. Noutros casos, como acontece na depressão, ansiedade e paranóia, apesar de as manifestações poderem ser mais graves, o seu oportuno tratamento melhora consideravelmente o prognóstico. Por fim, existem outras doenças mentais, como a esquizofrenia e a demência, que, para além das constantes perturbações da personalidade, afectam igualmente o conjunto das funções intelectuais.
Para saber mais consulte o seu Pedopsiquiatra ou o seu Psiquiatra
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
PEDOPSIQUIATRASVer todos
PSIQUIATRASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade