Doenças dos rins

As doenças renais costumam ser muito graves, pois podem comprometer seriamente a qualidade de vida e até provocar a morte.

Existem inúmeras e diversas doenças dos rins, algumas específicas destes órgãos e  outras que aparecem no encadeamento de doenças sistémicas, ou seja, que envolvem vários órgãos e sistemas. Em muitos casos, são apenas consideradas doenças ligeiras, com uma evolução favorável; porém, noutros, podem dar origem a uma progressiva deterioração do tecido renal, o que implica uma insuficiência irreversível no seu funcionamento.

A principal consequência das doenças dos rins é, evidentemente, a insuficiência renal, uma situação extremamente grave, pois provoca uma deficiente depuração do sangue e a retenção no organismo de resíduos tóxicos, cuja acumulação pode provocar graves problemas no metabolismo. Pode-se tratar igualmente de um processo inflamatório que origine uma insuficiência renal apenas por um curto período de tempo, após o qual se consegue a total recuperação, como acontece, por exemplo, em determinados casos de glomerulonefrite aguda ou de síndrome nefrótica. Mas também se pode tratar de situações mais perigosas, como os processos inflamatórios persistentes ou a formação de múltiplos quistos que alterem de maneira irreversível a estrutura do tecido renal, provocando uma insuficiência funcional irrecuperável ou o desenvolvimento de tumores malignos que, caso não sejam precocemente diagnosticados e oportunamente tratados, podem colocar a vida em risco. E por isso que convém conhecer os sintomas que sugerem uma alteração na actividade dos rins e as consequências das principais doenças destes órgãos.

Para saber mais consulte o seu Nefrologista ou o seu Urologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
NEFROLOGISTASVer todos
UROLOGISTASVer todos
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade