Doenças dos Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos integram o sistema imunitário que nos defende contra as infecções - daí que as suas doenças possam provocar uma significativa redução das defesas orgânicas

Entre as várias doenças que afectam os glóbulos brancos, de maneira selectiva ou predominante, as principais correspondem às doenças cancerosas, tais como as leucemias, os linfomas, a doença de Hodgkin, o mieloma... Todas estas doenças apresentam muitos pontos em comum, pois são originadas pela transformação maligna de alguns glóbulos brancos que começam a proliferar sem controlo, multiplicando-se de maneira exagerada e começando a invadir o organismo, o que dificulta a produção de leucócitos normais e, inclusivamente, das restantes células sanguíneas. Por isso, as suas repercussões mais comuns consistem em falhas no sistema de defesa contra os micróbios e na consequente sensibilidade às infecções, somando-se por vezes outras complicações.

As diferenças entre as referidas doenças residem, sobretudo, na variedade do glóbulo branco que, de caso para caso, é afectado pela transformação cancerosa, na origem das várias doenças e nas formas de evolução de cada uma. Contudo, todas estas doenças têm um outro ponto em comum: a sua evolução natural é sempre fatal.

Todavia, é preciso referir que existem actualmente várias armas terapêuticas que deram uma nova esperança a este tipo de doenças, outrora mortais, constituindo um dos grupos de doenças cujo prognóstico se alterou de forma mais significativa. De facto, embora nunca se deva subestimar a gravidade deste tipo de doença, a maioria dos pacientes consegue sobreviver durante muito tempo e com uma satisfatória qualidade de vida.
Para saber mais consulte o seu Hematologista
Este artigo foi útil?
Artigos relacionados
Procurar Médicos
Precisa de ajuda?
Porque perguntamos?
Dor lombar e ciática Aparelho locomotor/exercício físico
Dor cervical Aparelho locomotor/exercício físico
Artrose Aparelho locomotor/exercício físico
Nódulos e pólipos das cordas vocais Aparelho respiratório/glândulas endócrinas
Lesões dos meniscos Aparelho locomotor/exercício físico
Tumores benignos do ovário Aparelho reprodutor/sexualidade